Qualidade de vida no trabalho

Terapia online: o que é e quais são os benefícios?

Daniela Haidar Chohfi -

Se pudéssemos resumir o nosso mundo atual em uma única palavra, poderia ser pressa. Toda a nossa vida gira ao redor de uma agenda lotada e cheia de prazos. Estamos sempre correndo, tudo tem que ser resolvido o mais rápido possível.

Não podemos dormir oito horas por noite porque atrasaremos nosso trabalho. Não fazemos exercícios físicos porque são um “luxo”, coisa de quem tem tempo sobrando. Não jantamos com nossas famílias porque o jogo vai passar logo e queremos assistir em nossos sofás. Não nos sujeitamos a relacionamentos de longo prazo porque a vida é curta e devemos aproveitá-la com o máximo de parceiros que conseguirmos.

Esse padrão de comportamento baseado na pressa, apesar de popular, cria uma desconexão em nossas vidas. Tornamo-nos cada vez mais alheios às nossas próprias necessidades e ao mundo ao nosso redor. Dessa forma, favorecemos o desenvolvimento de condições como ansiedade, estresse, depressão e outros transtornos, além da incapacidade de lidar com as duras realidades da vida, como perda de entes queridos e eventos traumáticos em geral. Por esses motivos, muitas pessoas não conseguem lidar com suas emoções e condições de vida, e buscam ajuda na terapia.

A terapia é o conjunto de práticas com o objetivo de trazer saúde e harmonia de vida ao paciente.

O terapeuta utiliza de práticas de compreensão, análise e intervenção para ajudar o paciente a enfrentar conflitos e lidar com transtornos psíquicos, contribuindo para a consolidação da saúde mental. Através da terapia, nós nos conectamos com nossos “eus verdadeiros”, encontramos nossa essência e nos sentimos mais confiantes para mostrá-la para o mundo, melhoramos nossa criatividade, recuperamos nossa autoestima e amor-próprio e evoluímos em nossos relacionamentos.

Terapia online – o que é?

Convencionalmente, a terapia é realizada em consultórios, com uma interação entre paciente e terapeuta, em tempo real. No entanto, com o avanço das tecnologias, a internet se configura como um grande canal para o tratamento terapêutico, através da terapia online.

A terapia online é o contato à distância entre os profissionais da área e os pacientes, com os mesmos objetivos da terapia presencial. A proposta dessa forma de tratamento é oferecer uma versão mais “acessível” de terapia para as pessoas, sem perda de qualidade. Atualmente, existem duas formas de terapia online: terapia síncrona e assíncrona.

terapia síncrona é aquela em que paciente e terapeuta marcam um horário para conversarem online. Pode ser através de chamadas de vídeo no Skype ou outros aplicativos.É uma comunicação que acontece ao vivo, com ambos conectados a uma plataforma ao mesmo tempo.

A terapia assíncrona difere-se da síncrona porque nela a comunicação não é instantânea. O paciente pode se comunicar com o terapeuta através das plataformas quando precisar, e o terapeuta responde assim que estiver disponível, ou em um dia ou horário preestabelecido.

As terapias online são muito comuns em países como Estados Unidos, Canadá e Suíça; e um estudo realizado pela Universidade de Zurique, na Suíça, e Universidade de Leipzig, na Alemanha, mostrou que as psicoterapias conduzidas através da internet podem ser tão benéficas quanto as realizadas da forma tradicional, e muitas vezes até mais.

Se você deseja experimentar essa forma de tratamento, uma aliada é a OrienteMe, uma empresa brasileira que trabalha com terapia online assíncrona para pacientes com mais de 18 anos, possibilitando ao paciente a conexão com o terapeuta especializado através de mensagens de texto, áudio, imagem ou vídeo, pelo smartphone ou computador. O profissional responde o paciente, no mínimo, uma vez por dia de segunda a sexta.

Confira abaixo os 5 principais benefícios da terapia online na OrienteMe:

1. Praticidade

Para a terapia online, o paciente não precisa necessariamente sair de sua casa. Na maioria dos casos, apenas o celular ou computador já são suficientes para as consultas ou conversas com os terapeutas. Esse conforto estimula a desinibição, uma vez que podemos nos sentir mais confortáveis em ambientes conhecidos, preserva a privacidade, pois não precisamos ir a consultórios e esperar em ambientes públicos, e é uma forma de integração para aqueles que moram afastados dos grandes centros e não têm acesso fácil a clínicas ou profissionais de terapia.

2. Pouca interferência na rotina

Muitas pessoas usam a desculpa da rotina corrida para não buscarem a ajuda que precisam para viverem melhor. Porém, as terapias online ajudam nesse sentido. As conversas com os terapeutas são feitas no tempo do paciente, sem necessidade de deslocamento, o que evita o desgaste com trânsito e ajuda na otimização do tempo.

3. Custo inferior

A OrienteMe oferece um preço inferior comparado às consultas presenciais, porque os consultórios incluem taxas de manutenção do espaço físico no valor da consulta. Além disso,  o paciente também tem gastos com os deslocamentos.

4. Possibilidade de encontrar um terapeuta especializado em suas necessidades

Na OrienteMe, os pacientes são direcionados aos especialistas mais qualificados para atender suas determinadas dificuldades. Portanto, o profissional que o atenderá será especializado em suas áreas frágeis, sendo capaz de ajudar de maneira específica, contribuindo para uma evolução completa de sua qualidade de vida.

5. Opção de anonimato

Por mais que a terapia online tenha a vantagem de se comunicar através de aparelhos eletrônicos, algumas pessoas não gostam de “dar um rosto” a seus problemas, preferem manter sua identidade preservada. Por esse motivo, a OrienteMe dá ao usuário a liberdade de manter o anonimato, sem precisar cadastrar seu nome ou informações pessoais, sendo aceito o uso de apelidos.

Buscar ajuda especializada e discutir essas sensações com um profissional é um caminho para quem deseja lidar melhor com o stress da rotina. Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Conheça a plataforma e experimente o atendimento por três dias úteis antes de comprar um plano.

Para baixar o aplicativo OrienteMe em seu smartphone (disponível no IOS ou Android), clique nos links: (para IOS ou Android).

Texto escrito por: O Segredo

Leia mais

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

Estratégias eficazes para o RH promover saúde mental no ambiente de trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​