Resolução 11/2018 atendimento online psicologia online terapia online

Terapia online funciona?

No Brasil, ainda existe muita dúvida com relação à terapia online. Será que funciona? Vou me adaptar? Será que os resultados são mais rápidos ou demorados?

Existem diversas pesquisas feitas no exterior que comprovam a eficácia da terapia online. Em alguns dos casos, estes estudos mostram um efeito ainda mais durador e rápido do que a terapia feita presencialmente.

Quando comparando a terapia presencial com a terapia online, um estudo feito pela universidade de Zurich relatou que, “a equipe assumiu que as duas formas de terapia estavam em pé de igualdade. Não apenas [a] teoria foi confirmada, mas os resultados da terapia online superaram suas expectativas”. No final do tratamento de pacientes com depressão moderada,  53% dos pacientes de terapia on-line não apresentaram mais depressão, em comparação com 50% na terapia presencial. Três meses após o término do tratamento, 57% dos pacientes de terapia on-line não apresentaram depressão, em comparação de 42% com a terapia convencional “.

Em outro estudo, feito pela Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, “os clientes e terapeutas online classificaram seus impactos como igualmente fortes ou mais fortes do que os clientes anteriores na terapia presencial.”

“A hipótese de “online calming”, ou “acalmar online”, propõe que os terapeutas e os clientes acharam o ambiente online mais confortável e menos ameaçador do que o ambiente face-a-face. Alguns de nossos clientes afirmaram anonimamente que eram capazes de aceitar a terapia on-line melhor do que a terapia presencial… os clientes experimentam uma influência calmante do ambiente online”.

“Se a terapia on-line é mais confortável, ela pode oferecer uma alternativa menos ameaçadora à psicoterapia presencial, especialmente para aqueles que lutam com transtornos de ansiedade”.

Existem casos graves como esquizofrenia ou casos de ideação suicida onde o tratamento online não é recomendado. Mas em geral, pessoas com queixas relacionadas à ansiedade, tristeza, questões relacionadas ao trabalho, sexualidade, entre outros, têm obtido resultados muito positivos.

Este ano aconteceu um grande avanço relacionado a terapia online no Brasil. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico online. A nova Resolução aumenta as formas de serviços de Psicologia através da tecnologia, mantendo as requisições da profissão, de forma que as pessoas terão mais liberdade para serem atendidas online e os psicólogos menos barreiras para atender.

Entenda as principais mudanças da Resolução 11/2018 aqui.

Se está pensando em fazer terapia online, conheça a OrienteMe!  Na OrienteMe você pode falar com seu psicólogo todos os dias de segunda à sexta-feira sem precisar marcar horário, pelo app ou site. Para começar, basta clicar aqui, fazer seu cadastro, escolher o seu plano e pronto, você será conectada com o profissional com perfil mais compatível para te atender.

Desejamos um ótimo começo de terapia online!

Summary
Terapia online funciona?
Article Name
Terapia online funciona?
Description
No Brasil, ainda existe muita dúvida com relação à terapia online. Será que funciona? Vou me adaptar? Será que os resultados são mais rápidos ou demorados?
Author
Publisher Name
OrienteMe
Publisher Logo