controle emocional no ambiente de trabalho

Técnicas para manter o controle emocional no trabalho

Percebe-se hoje em dia que as pessoas estão trabalhando cada vez mais em virtude de vários motivos, tais como: metas agressivas, situação econômica do país, muitas cobranças, acumulo de funções, entre outros motivos.

Em virtude deste cenário que estamos vivendo, é muito comum encontramos dificuldade para conciliar a vida profissional com qualidade de vida.

É claro que o trabalho é importante para a maioria de nós, pela realização de objetivos pessoais e financeiros, mas isto não pode comprometer o nosso bem-estar e saúde emocional.

Por isso, é fundamental que encontremos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para que consigamos atingir altos níveis de performance.

A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional e sem este equilíbrio torna-se quase impossível ser bem-sucedido nas duas áreas da vida, podendo causar problemas de ordem física e psicológica. Tais como:

Problemas Psicológicos: depressão, ansiedade, síndrome de burnout, síndrome do pânico, etc.

Problemas nas relações familiares e sociais: problemas de relacionamento amoroso, com familiares ou de amizades.

Problemas físicos e doenças no corpo: dores na lombar, tendinite, dores de cabeça e musculares, somatizações, etc.

Queda na produtividade: comprometimento de resultados, limitação das habilidades criativas, dificuldade de raciocínio, etc.

DICAS PARA MANTER O CONTROLE EMOCIONAL:

Procure não levar trabalho para casa: É muito comum levarmos os assuntos, problemas e afazeres do trabalho para casa. Atualmente, com a tecnologia e uso do e-mail profissional no celular é muito fácil trabalhar ininterruptamente – mas isso pode acabar sobrecarregando o cérebro. Aprenda a desligar, a criar a sua pausa, seu momento, para que quando retornar ao trabalho, esteja mais descansada, focada e motivada. Tente deixar os assuntos pendentes para serem resolvidos durante o expediente, pois fora do ambiente profissional, o ideal é termos momentos de descanso e de dedicação a nós mesmos.

Cuide de sua saúde: É muito importante fazer uma análise de sua saúde e avaliar o que pode ser melhorada. Preste atenção em sua saúde emocional, física e espiritual. Observe se tem emoções em desequilíbrio, busque ajuda e autoconhecimento.

Aprenda a dizer NÃO: Em determinados momentos de nossa vida pessoal e profissional, temos dificuldade em dizer “não” e isso é um grande problema para a produtividade e o gerenciamento de tempo. Muitas pessoas apresentam a tendência a aceitar todas as demandas que chegam e desta forma acabam se acumulando de trabalho ou de responsabilidades, sem que haja tempo para a execução.

Planeje-se e tenha disciplina: A organização e o planejamento costumam resolver muitos problemas. Sendo assim, planejar e ter disciplina nos horários pode ajudar a equilibrar a sua vida pessoal e profissional. Procure estabelecer uma rotina diária, definindo sempre suas prioridades.

Fique longe de pessoas negativas e pessimistas: Como sabemos o  estresse é um grande causador de problemas emocionais e físicos. Por isso, é fundamental dar valor ao que realmente importa e abstrair muitas coisas que acontecem no dia-a-dia. Para isso, evite o negativismo de outras pessoas que podem lhe causar estresse desnecessário.

Reserve tempo para suas relações: dedicar tempo às pessoas que nos cercam é extremamente necessário. Busque ter momentos ao lado de amigos e familiares, visando para evitar o agravamento de doenças psicológicas.

Evite atitudes intempestivas ou impulsivas: A impulsividade se caracteriza por reações impensadas e repentinas. O comportamento impulsivo pode ser estimulado através de intromissões sociais, como: causar confusões, interromper excessivamente os outros, provocações, tomada de decisões precipitadas, que em sua maioria podem ter implicações agravantes. Lembre-se de que determinadas atitudes impensadas, podem ter conseqüências desastrosas.

Faça exercícios de respiração e meditação: A meditação no trabalho ajuda a aumentar a capacidade de manter o foco, melhora a criatividade e potencializa o autoconhecimento. Ter momentos de relaxamento, são fundamentais para aumentar a sua performance e cuidar de sua saúde emocional.

Estimule sua capacidade de aprendizado: Aprender coisas novas, que não estejam relacionadas à vida profissional, nos ajuda a desenvolver a capacidade de aprendizado e estimula nossa mente. Procure dedicar tempo para aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa.

Divirta-se: No momento em que perdemos a alegria no trabalho é sinal de que algo não vai muito bem, por isso, divertir-se é tão importante e é o ponto inicial da busca por equilíbrio. A diversão é fundamental na vida profissional e na vida pessoal, então procure sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas para ter bem-estar na vida.

Resumindo, torna-se fundamental refletir que o equilíbrio é muito  importante em nossas vidas, ou seja, tudo que exageramos nos faz mal de alguma forma. Precisamos aprender a equilibrar nossa vida profissional e a vida pessoal, para que tenhamos uma boa saúde emocional.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

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