Qualidade de vida no trabalho

Seu departamento de RH está pronto para lidar com a saúde mental dos colaboradores?

Daniela Haidar Chohfi -

Os últimos acontecimentos mundiais trouxeram uma nova preocupação para as empresas: a saúde mental dos funcionários. A chegada da pandemia, a mudança brusca de rotina e as grandes incertezas sobre o futuro promoveram um aumento nos casos de ansiedade e depressão na população.

Entretanto, os funcionários ainda não se sentem confortáveis em falar sobre seus sentimentos no ambiente corporativo, com medo de que essa vulnerabilidade possa prejudicar a sua imagem perante seus superiores. 

Por conta desse cenário, uma das principais tendências para o futuro do RH é a criação de políticas para acompanhar a equipe, criando um ambiente saudável e que traga equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental, ainda mais em um cenário tão adverso quanto o atual.

Como se preparar para cuidar da saúde mental dos funcionários? 

Diante de tantas mudanças, muitas delas permanentes, o principal desafio para os RHs é criar um programa de qualidade de vida no trabalho que incentive seus funcionários a serem mais abertos em relação a sua saúde mental e que promova o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Criar ações como encontros virtuais, interação entre os colaboradores e até mesmo bate-papos sobre temas variados pode fortalecer vínculos durante esses momentos de descontração e relaxamento

Além da interação social, o programa de qualidade de vida no trabalho também deve incentivar os funcionários a cuidar do corpo e da mente, promovendo ações para que a equipe se exercite, medite ou converse sobre questões que possam estar trazendo desconforto emocional.

Mas como oferecer apoio emocional de maneira segura? 

A valorização da saúde mental é um dos pilares para o futuro, por isso, investir em programas que cuidem da saúde emocional dos funcionários tem sido uma tendência. Muitas empresas têm dificuldade para abordar a temática com seus funcionários, afinal, esse é um assunto que, teoricamente, não diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Entretanto, cada vez mais, é importante mudar esse estereótipo. Oferecer o recurso de terapia online tem sido uma tática para quebrar essa barreira e ajudar o seu colaborador a lidar com questões pessoais e profissionais. 

A saúde mental dos colaboradores é um assunto sério e que precisa de um novo olhar dos RHs para o tema. O que você está fazendo para manter um ambiente positivo e saudável na sua empresa? 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​