Qualidade de vida no trabalho

O que não pode faltar no programa de qualidade de vida da sua empresa em 2021?

Daniela Haidar Chohfi -

Antigamente as pessoas acreditavam que a vida profissional e a vida pessoal não deveriam se misturar, pois os problemas não relacionados ao ambiente de trabalho poderiam atrapalhar o desempenho dos funcionários. Entretanto, de alguns anos para cá, esse conceito mudou e, depois da pandemia causada pelo Coronavírus, até as empresas mais tradicionais e resistentes entenderam a importância de olhar com cuidado para a saúde mental do seu quadro de colaboradores.

As empresas, de olho nesse movimento, estão mais preocupadas com o equilíbrio entre o trabalho e os momentos de descanso e lazer e têm buscado iniciativas que possam incentivar os seus funcionários a lidar com a saúde mental, afinal, o acúmulo das tarefas de casa com as obrigações do emprego e a relação mais próxima com os familiares pode levar a uma sensação de estafa, gerando ansiedade e, em casos mais graves, burnout. 

Como implementar um programa de qualidade de vida no trabalho?

O bem-estar afeta diretamente à produtividade de seus colaboradores, logo, sentir-se feliz e saudável é fundamental para manter a equipe motivada. E, em um ano como o de 2021, em que algumas empresas começam a retornar para os escritórios, o medo e a incerteza podem impactar negativamente a saúde mental da equipe. 

Promover um programa de incentivo à qualidade de vida, com iniciativas voltadas para melhorar a saúde física e mental dos funcionários é uma forma de acolhimento e de incentivo na busca por uma vida mais equilibrada. 

Uma das formas de fazer isso é oferecer apoio por meio de uma plataforma de terapia online. Com ela, os colaboradores têm a liberdade para falar com um psicólogo online quando quiser, no dia e horário que for mais conveniente para ele. 

O psicólogo online pode ajudar com diversas questões, como o medo de voltar ao ambiente presencial, a ansiedade gerada pelo medo de contágio, a adaptação ao modelo híbrido e, para quem continuar 100% em home office, a plataforma de terapia online é ideal para lidar com a solidão causada pela falta de contato com os colegas de trabalho e até a exaustão causada pelo excesso de telas. 


O olhar do RH para a saúde mental no ambiente de trabalho é uma maneira eficaz de engajamento, que promove resultados positivos, com funcionários mais felizes e satisfeitos.

Solicite um orçamento personalizado

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​