Definimos como uma boa comunicação o processo de transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa, onde uma pessoa é compreendida pelas demais.
A comunicação é uma das competências comportamentais mais importantes em todos os ambientes que vivemos, familiar, educacional, relacionamentos e no ambiente corporativo.
Para uma boa comunicação, é importante aprender a desenvolver a escuta atenta (ouvir a pessoa verdadeiramente), é preciso fazer perguntas adequadas, manter o foco e saber usar o silêncio quando preciso.
Vale destacar ainda, que alguns dos problemas de comunicação estão ligados diretamente aos diferentes perfis de personalidade, ou seja, algumas pessoas são mais extrovertidas, outras, mais reservadas; algumas falam abertamente o que pensam enquanto outras guardam para si. Todas as características da personalidade de cada pessoa acabam impactando diretamente na forma de se comunicar.
Para desenvolver a comunicação de forma adequada, é fundamental identificar a base dos problemas, que podem ser de ordem psicológica, física ou técnica.
- Psicológica: A pessoa pode ter medo, baixa autoestima, excesso de preocupação, entre outros.
- Físicos: Voz muito baixa ou muito alta, problemas de dicção, nasalação, etc.
- Técnicos: Desorganização de idéias, vícios de linguagem, dificuldade de vocabulário, etc.
Dicas que podem contribuir para uma boa comunicação:
A boa noticia é que todos podem desenvolver a comunicação, sendo assim, preste atenção nas dicas abaixo.
- Estruture a sua conversa;
- Mantenha o contato visual;
- Utilize o recurso de parafrasear e resumir para checar o entendimento do que foi dito;
- Procure ter consciência e controle da linguagem corporal;
- Tente ser convincente, criar empatia e gerar interesse;
- Ouça atentamente a mensagem, para que possa processá-la e fornecer a resposta adequada;
- Tenha coragem para dizer o que pensa;
- Se você tem dificuldade em se expressar, pratique antes;
- Tenha confiança enquanto falar – não se importe com o que os outros pensam.
Como desenvolver uma boa comunicação?
Inicialmente é importante fazer uma análise sobre as possíveis causas de seus problemas de comunicação, descobrindo quais são as suas dificuldades, para que possa investir em um desenvolvimento mais focado e assertivo.
Você poderá buscar auxilio de um profissional especializado (psicólogo, fonoaudiólogo etc.) para resolver o seu problema de comunicação.
Invista nesta competência comportamental, pois hoje em dia é uma das mais importantes e impacta diretamente em todas as áreas da vida de uma pessoa.
Texto escrito por: Renata Tavolaro
Deseja trabalhar sua comunicação? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.