Qualidade de vida no trabalho

5 dicas de como desenvolver uma boa comunicação interpessoal

Daniela Haidar Chohfi -

A boa comunicação é uma das habilidades comportamentais mais importantes em diversos ambientes que vivemos: familiar, educacional e corporativo. Logo, desenvolver essa competência pode proporcionar muitos benefícios.

Dada a sua importância, elaboramos este conteúdo completo sobre o assunto! A seguir, você irá entender o que é uma boa comunicação, qual a sua importância, quais as suas características e 5 dicas para desenvolvê-la:

  • ouça com atenção e empatia;
  • observe a comunicação não verbal;
  • leve em consideração o perfil da pessoa;
  • prefira perguntas ao invés de suposições;
  • aceite e supere a vulnerabilidade.

Boa leitura!

O que é uma boa comunicação?

Definimos como uma boa comunicação o processo de transmissão de informações de forma clara, objetiva e precisa, onde uma pessoa é compreendida pelas demais. Para desenvolver a comunicação de forma adequada, é fundamental identificar a base dos problemas, que podem ser de ordem psicológica, física ou técnica:

  • psicológica: insegurança, baixa autoestima e preocupação excessiva;
  • física: voz baixa ou alta, dificuldades de dicção e nasalização;
  • técnica: vícios de linguagem, vocabulário limitado e desorganização de ideias.

Vale destacar que alguns dos problemas estão ligados diretamente aos diferentes perfis de personalidade. Algumas pessoas são mais extrovertidas, outras mais reservadas; algumas falam abertamente o que pensam, enquanto outras guardam para si.

A personalidade de cada pessoa impacta de maneira direta na forma de se comunicar. Isso é natural e não constitui exatamente um problema. Entretanto, para se expressar com precisão, talvez seja preciso rever alguns hábitos reforçados pelas suas individualidades.

Qual a importância de ter uma boa comunicação?

A comunicação permeia todas as esferas da vida de uma pessoa, desde a pessoal até a profissional. Essa é a principal forma de transmitir mensagens a outros indivíduos.

Uma vez que a pessoa recebe a mensagem e pode interpretá-la de inúmeras maneiras, o ideal é que se desenvolva diálogos assertivos. Assim, será possível compartilhar ideias de forma compreensível, sem ambiguidades.

Isso pode te proporcionar diversos benefícios, pois é algo que contribui para a melhora de todos os seus relacionamentos interpessoais. Por exemplo, no trabalho, será possível dar feedbacks mais objetivos e certeiros, sem causar reações negativas.

Leia também: Segurança psicológica: o que é, importância e como aplicar

Quais as características de uma boa comunicação?

Pessoas que se comunicam bem possuem algumas semelhanças na maneira de compartilhar as informações. Abaixo, listamos essas características comuns:

  • escuta ativa;
  • objetividade;
  • comunicação não verbal;
  • controle de estresse;
  • inteligência emocional.

Escuta ativa

A escuta ativa consiste em prestar atenção total ao que outra pessoa está falando, contudo, vai além. A ideia por trás desse conceito é que haja uma interpretação não só da fala, mas da comunicação não verbal, como tom da voz, gestos e emoções.

Essa escuta plena e completa possibilita entender a mensagem transmitida pelo indivíduo da maneira mais precisa possível. Isso contribui para a geração de confiança, facilita a prática da empatia e, por consequência, resulta em uma boa comunicação interpessoal.

Objetividade

Falas objetivas podem ser as melhores aliadas da transparência e compreensão quando se trata de comunicação interpessoal, especialmente em ambientes de trabalho.

Trabalhar a objetividade significa transmitir mensagens que vão direto ao ponto, de forma clara e amigável. Dependendo da situação, adicionar muitos detalhes à mensagem pode causar ruído e confusão na conversa.

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal compreende quaisquer formas de expressão que não utilizam a fala, como expressões faciais, gestos corporais, tom de voz, ritmo de respiração, entre outras.

Todos esses fatores contribuem com a maneira que a mensagem é transmitida e interpretada. Por exemplo, um tom de voz grave e firme pode indicar repreensão e irritação, certo? Então, em uma conversa amigável e tranquila, obviamente deve ser evitado.

Entender como cada ato não verbal afeta a comunicação — e aprender a controlá-los — é uma das principais dicas para se comunicar melhor.

Controle de estresse

É muito comum que acumulemos estresse durante a rotina diária. Mesmo dias sem conflitos são capazes de gerar estresse devido à quantidade de tarefas que realizamos e à quantidade de informações que somos expostos.

Sendo assim, é natural que algumas mensagens sejam transmitidas de maneira rude mesmo em dias considerados “tranquilos”, o que pode afetar de maneira muito negativa a comunicação.

Diante disso, desenvolver a habilidade de gerenciar o estresse pode ser uma ótima maneira de evitar conflitos, atritos e até mesmo arrependimentos.

Inteligência emocional

A inteligência emocional representa a capacidade de administrar emoções. De certa forma, o controle de estresse mencionado no tópico anterior também faz parte deste conceito.

Essa prática está diretamente relacionada ao autoconhecimento e ao autocontrole.
Se conhecer melhor é uma ótima forma de melhorar sua comunicação — existem alguns testes de autoconhecimento como o MBTI e o Eneagrama que certamente podem de ajudar com isso.
É preciso entender quais são suas próprias reações diante determinadas situações para que, assim, possa aprender a controlá-las.

Importante destacar que isso não significa reprimir emoções. O objetivo é adquirir a capacidade de expressá-las de uma maneira que fiquem claras durante a comunicação e, ao mesmo tempo, não a comprometa.

clima organizacional

Entenda como a orienteme é a solução mais completa para evoluir a saúde e as habilidades da sua empresa

Como desenvolver uma boa comunicação?

Inicialmente é importante fazer uma análise sobre as possíveis causas de seus problemas. Após descobrir quais são as suas dificuldades, é possível investir em um desenvolvimento mais focado e assertivo.

Outra iniciativa interessante é buscar auxílio de um profissionais especializados, como psicólogos e fonoaudiólogos. A boa notícia é que todos podem desenvolver essa habilidade comportamental.

Ao apresentarmos as características de uma boa comunicação, já demos várias dicas relevantes de como desenvolvê-la. No entanto, separamos mais alguns conselhos práticos a seguir:

1. Ouça com atenção e empatia

Como já dissemos, ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. Então, procure usar todos os seus sentidos para interpretar a mensagem que a pessoa está compartilhando.

Tenha foco à fala, mas se atente às perspectivas e às emoções que estão sendo transmitidas em conjunto com o discurso. Dessa forma, além de demonstrar que você está realmente interessado no diálogo, é possível entender com maior precisão as ideias e os sentimentos compartilhados.

2. Observe a comunicação não verbal

Essa é uma dica que vale para as duas partes envolvidas na conversa: você e a outra pessoa. Atente-se à comunicação não verbal do outro indivíduo, mas, ao mesmo tempo, busque controlar a sua para transmitir a mensagem desejada.

3. Leve em consideração o perfil da pessoa

Adequar seu discurso de acordo com o perfil da pessoa é algo que pode contribuir de maneira benéfica em qualquer diálogo. No entanto, é especialmente importante em ambientes de trabalho.

Imagine que seja preciso conversar com uma pessoa de outro departamento e você use diversos jargões técnicos. A probabilidade de se ter gerado uma série de dúvidas e confusões é bem grande, não é mesmo?

Por isso, sempre reflita sobre qual é a maneira mais adequada de comunicar algo àquela pessoa específica com a qual você está conversando. 

Isso vale tanto em questão de conhecimentos técnicos quanto em diferentes maneiras de lidar com sentimentos — por exemplo, uma pessoa pode ser mais sensível e se ofender com algo que é “normal” para você.

Confira também: O que é saúde mental no trabalho? Como promovê-la na empresa?

4. Prefira perguntas ao invés de suposições

Fazer suposições é a maneira mais eficiente de causar conflitos e confusões. Caso alguma parte da fala do indivíduo não tenha sido precisa o suficiente, pergunte-lhe o que queria dizer.

Evite supor que algo foi dito, porque existe a probabilidade de você ter interpretado errado. Isso é capaz de gerar desconforto durante a conversa e pode ser o início do repasse de informações incorretas ou equivocadas.

5. Aceite e supere a vulnerabilidade

Vulnerabilidade é um dos sentimentos que nos “atinge” quando estamos frente a situações de exposição, risco e incerteza. Isso é algo que pode acontecer em diálogos, uma vez que não é possível antever todas as possíveis reações e falas das pessoas.

Diante desse cenário, a vulnerabilidade é potencializada pelo medo da imperfeição, ou seja, pelo receio de cometer algum erro. Porém, essa sensação é totalmente natural, por isso aceitá-la e superá-la pode ser a melhor maneira de lidar.

A partir da aceitação, é possível tirar o foco da insegurança e direcioná-lo ao empenho de se praticar uma boa comunicação.

A orienteme pode ajudar sua empresa a desenvolver uma boa comunicação!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. Isso acontece ao desenvolver diversas habilidades neles, e a comunicação é uma delas.

Afinal, uma equipe desequilibrada ou doente não consegue dar o seu melhor, o que afeta diretamente os resultados de toda a empresa e os principais indicadores de RH.

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação de saúde da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa plataforma, mas quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​