Qualidade de vida no trabalho

Você sabe o que é o Janeiro Branco?

Daniela Haidar Chohfi -

O mês de Janeiro é marcado por uma cultura do recomeço, da renovação. A campanha Janeiro Branco teve início em 2014 por Leonardo Abrahão Pires Rezende, um  psicólogo da cidade de Uberlândia (Minas Gerais). A escolha da cor branca foi pensada  a partir da ideia de que toda cor pode surgir a partir do branco, possibilitando colorir nossa vida com a cor que desejarmos. O movimento tem o objetivo de trabalhar por uma cultura  da Saúde Mental na humanidade, chamando a atenção das pessoas para questões e  necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional.

O fim do ano e início de um ano novo renova nas pessoas o sentimento de esperança e de  novas oportunidades. É um momento de reflexão pelo ano que passou e de intenções pelo que está a começar. O ano de 2020 jamais será esquecido por todas as mudanças  significativas que trouxe com o isolamento social e o distanciamento das pessoas que amamos. Houve um aumento de problemas de saúde mental neste período como a  ansiedade, o estresse e a depressão, comprovados por diversos estudos e pesquisas. 

A campanha faz lembrar que em  um mundo caracterizado por índices graves de adoecimento mental e de violências, a  saúde mental é a maior riqueza da humanidade. Por isso, a promoção da saúde mental e  bem-estar para todas e todos, em todas as idades é um dos tópicos integrantes do ODS 3  (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas. 

As pessoas precisam de informações para a geração de conscientização, combate a tabus e orientação a respeito de questões importantes para suas vidas. A OrienteMe faz parte da  campanha Janeiro Branco e acredita que quem cuida da mente, cuida da vida.  Acreditamos que a tecnologia pode ser relevante para alcançar a todos em prol da saúde  mental. Compartilhamos aqui 4 dicas para você cuidar da saúde mental: 

1) Cuide da sua alimentação! 

Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. Invista  em refeições ricas em alimentos naturais e evite o excesso de refrigerantes, açúcar, frituras  e industrializados. A forma como você se alimenta tem impacto direto na sua saúde e o  nutricionista tem papel fundamental para que você faça boas escolhas. É o profissional  imprescindível para combinar alimentos que vão garantir a saúde em todas as fases da  vida.

2) Pratique atividade física! 

O exercício físico contribui para manter a oxigenação do cérebro, além de favorecer a  produção de endorfina, substância responsável pelo bem-estar. Só que praticar exercícios  físicos sem a orientação adequada pode acarretar muitos problemas à saúde. Então, buscar a ajuda de um profissional de educação física capacitado irá garantir que você realize os  movimentos da maneira certa.  

3) Mantenha o sono em dia! 

Ter uma boa noite de sono é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Você pode ler mais sobre a importância do sono na saúde mental aqui.

4) Faça terapia! 

Ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos e emoções, procure um  profissional da área de Psicologia.  

Referências: www.janeirobranco.com.br

Texto escrito por: Silvia de Oliveira, psicóloga OrienteMe.

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Silvia? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.”

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​