A angústia é uma resposta psicológica que aparece como reação diante dos sintomas de ansiedade, medo ou um perigo desconhecido.
Geralmente a angústia é acompanhada por intenso mal-estar psicológico e sintomas físicos, como: sensação de calor e opressão no peito, falta de ar, sensação de nó na garganta, etc.
Na atual circunstância em que o mundo está passando, as crises de angústia tem sido frequentes, o que torna imprescindível saber como lidar. Do contrário, a angústia pode gerar prejuízos significativos para a saúde em geral, podendo desenvolver outros transtornos como ansiedade, depressão e pânico.
Se não aprendemos a administrar, diminuir ou eliminar a angústia acabamos sendo controlados por ela. Manejar a angústia, modificar um habito de conduta ou pensamento, nem sempre é fácil. É preciso buscar ajuda profissional para realizar um tratamento psicológico e poder superar.
Em alguns casos, o tratamento combinado, acompanhamento psiquiátrico e terapia psicológica, costumam ser bastante efetivos. O tratamento integral e a identificação das causas que produzem a angústia ajudam a melhorar a qualidade de vida, tendo como objetivo principal lograr o controle ou remissão, promovendo o bom funcionamento e bem-estar do paciente.
Não é preciso lidar com isso sozinho. Busque ajuda profissional.
Texto escrito por: Daniela Bueno, psicóloga OrienteMe. Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Daniela? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo.