Qualidade de vida no trabalho

O escritório a distância: 4 dicas para o RH se preparar para acolher seus colaboradores

Daniela Haidar Chohfi -

Criar um bom ambiente de trabalho foi um dos grandes desafios de 2020. O futuro do Recursos Humanos foi colocado à prova com as mudanças ocorridas sem planejamento por conta do isolamento social. A pandemia também trouxe à tona a importância do equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental, principalmente em meio a tantas notícias preocupantes e as incertezas que a Covid-19 causou.

Para 2021, os desafios do RH seguem o mesmo caminho, com foco na qualidade de vida e, principalmente, em como criar uma cultura corporativa sólida mesmo que seus colaboradores não estejam todos os dias presentes no escritório. Além disso, o RH também precisa desenvolver os líderes e gestores para este novo momento, em que a jornada flexível e o distanciamento dificultam o relacionamento social entre os times.

Se você não sabe como acolher seus colaboradores e ajudá-los a equilibrar o trabalho e a saúde mental, confira as dicas abaixo e coloque-as em prática!

1 – Incentive o feedback constante: um dos grandes desafios da área de RH é implementar a cultura do feedback. Essa devolutiva é muito esperada pelas equipes, mas nem sempre as lideranças estão abertas para falar sobre desempenho ou ouvir o que pode ser melhorado. Com isso, o diálogo acaba prejudicado. Criar um programa de feedbacks, instruir as lideranças sobre como abordar o time, dar exemplos de feedbacks positivos e incentivar o diálogo entre colaboradores é fundamental para que o funcionário se sinta seguro para levar qualquer problema ou insatisfação.

2 – Crie um canal aberto para ouvir o que seus colaboradores têm a dizer: ter uma política de portas abertas deve ser uma prática do RH, pois ao ouvir o colaborador, é possível conhecer mais sobre a cultura empresarial e até identificar pontos de melhoria para a empresa. Saber escutar o funcionário faz com que ele se sinta valorizado além de construir uma cultura de humanização e valorização do time.

3 – Invista em um programa de qualidade de vida no trabalho: você sabia que, mais do que salário, a qualidade de vida é um dos itens mais valorizados pelo mercado? Principalmente após o isolamento social, muitos profissionais foram em busca de empresas que tivessem o cuidado de garantir que seus funcionários conseguissem conciliar a vida pessoal e profissional. Uma das práticas que mais vem crescendo nesse momento é a oferta de benefícios para que os funcionários não deixem de ter um olhar especial para a saúde, tanto física quanto mental, oferecendo benefícios para que eles possam se cuidar.

4 – Enxergue valor no cuidado com a saúde mental: a pandemia trouxe impactos profundos para a saúde mental dos profissionais. Saber identificar os colaboradores que possam estar sofrendo com ansiedade ou depressão e oferecer tratamento para acolher e ajudar essas pessoas é uma das tendências para o RH, principalmente diante da incerteza que ainda paira sobre o futuro. Oferecer terapia online como benefício é um investimento, visto que o colaborador saudável e feliz é mais engajado e produtivo.

Sabe-se que os próximos anos trarão uma revolução para o mercado de trabalho e a empresa que tiver a habilidade de acolher e proporcionar qualidade de vida para os seus colaboradores colherá muitos frutos a longo prazo. Esse acolhimento faz com que os funcionários se sintam parte daquela cultura e daquela empresa, trabalhando com mais engajamento e paixão. 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​