Novo Coronavírus - COVID-19 - Como nos cuidar? - Blog OrienteMe - Terapia Online
Coronavírus - Como nos cuidar?

Novo Coronavírus – COVID-19 – Como nos cuidar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sentir-se amedrontado por alguma doença com manifestação global é um comportamento normal . No entanto, com a atual enxurrada de informações acerca do Coronavírus, o temor e a preocupação excessiva podem se tornar um verdadeiro sufoco, gerando pânico, paranoias e padecimentos que fazem muitas pessoas sofrerem por antecedência.

É fato que, quando uma nova doença surge, as pessoas se tornam mais aflitas do que o habitual, mas em alguns indivíduos essa preocupação é tanta que ao manifestar o menor sinal que lembra os sintomas da doença, o nervosismo e a tensão batem na porta e a pessoa já começa a pensar o pior. Quando essa cisma ocorre, levando à uma certa obsessão, podemos ter sinais inclusive de Hipocondria.

Outro fator que não ajuda nesse processo são as informações que recebemos dos principais canais de comunicação,  justamente aquelas que são mais alarmantes, como número de mortos, número de contágios, entre outros, quando as informações que deveriam prevalecer são as de prevenção. Recomenda-se o seguinte:

  • Informe – se  em fontes confiáveis e não engaje com notícias sensacionalistas.
  • Foque naquilo que está em seu controle e no autocuidado.

 

Vale salientar que, mesmo estando sob alerta com a determinação de uma pandemia, se desesperar e tomar atitudes de precaução exageradas, deixando de viver e tendo atitudes exacerbadas sem necessidade, não são parte de uma conduta favorável, nem ajudam a lidar com a situação, afinal, a aflição será ainda maior, piorando as circunstâncias.

Devemos seguir as recomendações dadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  e fazer a nossa parte. Segue abaixo algumas delas:

  • Medidas básicas de higiene – lavar as mãos frequentemente e utilizar álcool-gel, evitar tocar os olhos, nariz e a boca sem que as mãos estejam limpas;
  • Não dividir toalhas, talheres, copos e outros pertences;
  • Higienizar com álcool objetos tocados com frequência (como o celular);
  • Ao tossir, levar a boca a parte interna do cotovelo (no lugar de levar às mãos);
  • Evitar multidões e evitar sair de casa nesse momento;
  • Usar máscara caso apresente sintomas;
  • Evitar cumprimentar com abraços, e beijos no rosto e aperto de mãos.

 

Mesmo que você não se sinta vulnerável, faça sua parte! Lembre-se, o novo COVID-19 não é o fim do mundo e tomando os critérios corretos de precaução podemos evitar a transmissão do mesmo e consequentemente diminuir os casos de contágio.  

Aproveite o tempo em casa para praticar a meditação, técnicas de relaxamento e cuide da sua alimentação.

  Se observar que sua preocupação, ansiedade ou algum aspecto de sua saúde mental se encontra desequilibrada  procure um Psicólogo, ele poderá te ajudar. Na OrienteMe, é possível falar com seu psicólogo todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que sair de casa. 

Hoje o Conselho Federal de Psicologia,  de acordo com a Resolução CFP nº 11/2018, amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs), mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia.

Texto escrito por: Nicole Almeida Ventura

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Nicole? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Summary
Novo Coronavírus - COVID-19 - Como nos cuidar?
Article Name
Novo Coronavírus - COVID-19 - Como nos cuidar?
Description
Recomendações sobre como agir e possíveis alterações emocionais frente ao novo Coronavírus - Covid-19 pela psicóloga Nicole Ventura, da plataforma OrienteMe.
Author
Publisher Name
OrienteMe
Publisher Logo