chefe está me enlouquecendo

Meu chefe está me enlouquecendo. O que fazer?

Atualmente se fala muito em liderança inspiradora, pois de uns anos para cá é de conhecimento de todos, que o perfil do líder mudou muito, ou seja, a maioria das empresas e especialistas, não valorizam mais aquela figura autoritária, difícil, que faz questão de se colocar como superior.

No entanto, ainda percebemos muitos “chefes com perfil tóxico” no mercado de trabalho e este é um dos principais motivos pelo qual os funcionários ficam infelizes no ambiente profissional.

Um chefe ruim tem a tendência de tornar desconfortável e/ou infeliz o local de trabalho. Ele pode “abusar” de seu poder e os funcionários acabam desmotivando-se e muitas vezes até adoecendo, tanto fisicamente como emocionalmente.

Tenha certeza de que este tipo de experiência impacta não apenas a sua vida profissional, mas a pessoal também, prejudicando o seu bem estar.

Se você esta vivenciando esta situação, seguem algumas dicas para aprender a lidar com um chefe ruim e harmonizar o seu ambiente de trabalho.

DICAS PARA LIDAR COM ESTA SITUAÇÃO:

Procure não “bater de frente” com seu chefe: Assumir esta postura poderá piorar ainda mais o relacionamento e harmonia na empresa, principalmente porque o chefe tem poderes para demiti-lo.  No caso da situação ficar insustentável, vale à pena conversar de forma sigilosa com a área de recursos humanos.

Se posicione: Embora muitos chefes não sejam adeptos a conversas e esta situação te cause receio, vale à pena tentar um diálogo ponderado e honesto. Isso pode não resolver a situação, mas certamente ajudará a colocar para fora tudo o que estiver te deixando angustiado.

Documente as situações: Em alguns casos é aconselhável manter todos os e-mails, mensagens, documentos e situações que considere problemáticas em seu relacionamento profissional com seu chefe. Isto poderá ajudá-lo a se livrar de situações contraditórias no dia-a-dia.

Não fale mal de seu chefe: Falar coisas negativas sobre seu chefe para seus colegas de trabalho poderá ser muito prejudicial ao ambiente de trabalho. Mesmo que você tenha a intenção de apenas desabafar sobre o estilo de gestão do seu chefe, você deve manter os sentimentos negativos guardados para si dentro da empresa.  Lembre-se de que isso pode chegar aos ouvidos de seu chefe.

Busque outras oportunidades dentro da empresa: Uma das maneiras de conseguir se livrar de seu chefe sem sair da empresa, é buscando oportunidades internamente. Muitas empresas realizam a divulgação de vagas para recrutamento interno.

Tenha resiliência e aprenda com erros: Uma das formas de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente é aprendendo com os erros. Podem ser os seus erros, dos colegas ou do próprio chefe. Analisar onde o superior está errado, poderá ajudá-lo a não cometer as mesmas falhas em outros momentos de sua carreira.

Cuide de sua saúde física e emocional: Cuidar do seu bem-estar físico e mental é essencial. Ao longo do dia procure fazer uma pausa no trabalho, com o objetivo de relaxar. Faça atividades prazerosas que sirvam como válvula de escape, pode ser qualquer coisa que te dê satisfação como um esporte, meditação, ler um livro, artesanato, etc. Importante lembrar que você não pode controlar como o seu chefe se comporta, mas você pode e deve controlar como você reage frente às situações.

Avalie a possibilidade de sair da empresa: Em determinadas situações, a melhor solução é buscar outra oportunidade profissional. Observe os sinais de que precisa tomar esta decisão, por exemplo: se você tem medo de ir ao trabalho todos os dias, se se sentir fisicamente ou mentalmente inseguro no trabalho, se passar mais tempo pensando em seu chefe do que em seu trabalho, se o estresse do trabalho permeia o resto da vida, se sua autoestima despencou, se fica constantemente doente, entre outros motivos. A partir do momento em que tomar esta decisão de sair da empresa, é importante fazê-lo da maneira mais profissional, planejada e amigável possível. Sair bem de uma empresa e deixar as “portas abertas” é fundamental.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre o seu caso? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Summary
Meu chefe está me enlouquecendo. O que fazer?
Article Name
Meu chefe está me enlouquecendo. O que fazer?
Description
Atualmente se fala muito em liderança inspiradora, pois de uns anos para cá é de conhecimento de todos, que o perfil do líder mudou muito, ou seja, a maioria das empresas e especialistas, não valorizam mais aquela figura autoritária, difícil, que faz questão de se colocar como superior. No entanto, ainda percebemos muitos “chefes com perfil tóxico” no mercado de trabalho e este é um dos principais motivos pelo qual os funcionários ficam infelizes no ambiente profissional.
Author
Publisher Name
OrienteMe
Publisher Logo