Qualidade de vida no trabalho

Quais são os limites na relação entre trabalho e saúde mental?

Daniela Haidar Chohfi -

A relação entre trabalho e saúde mental foi um dos temas que mais teve destaque com o surgimento da pandemia e o isolamento social. As mudanças impostas pela quarentena e a adequação a um novo modelo de trabalho tornaram-se uma das preocupações dos RHs das empresas, que precisaram tomar alguns cuidados para manter seus times mentalmente saudáveis.

Os programas de qualidade de vida no trabalho ganharam força e a oferta de atividades e benefícios para cuidar da saúde emocional dos colaboradores viraram prioridade. As empresas entenderam que têm a responsabilidade em acompanhar os colaboradores e promover um ambiente amistoso e acolhedor, mesmo em meio a um cenário adverso. 

A preocupação das empresas com a saúde mental

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), as doenças relacionadas à saúde mental são a terceira causa de solicitações de afastamentos de trabalho no Brasil. Esse é um problema que deve ser, sim, assumido pelas empresas e deve ser pauta do seu compromisso com o bem estar e o desenvolvimento profissional. 

Qualquer companhia, independentemente do setor em que atua, está sujeita a lidar com questões como estresse, depressão, ansiedade e burnout e, por isso, deve ter conhecimento sobre medidas de prevenção contra doenças emocionais  e como implementá-las. 

Os colaboradores precisam saber que têm apoio e acolhimento no seu ambiente profissional e as empresas precisam demonstrar que o funcionário é mais do que uma força de trabalho, promovendo a valorização do ser humano e entendendo que, quando há equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, os empregados tornam-se mais produtivos, engajados e criativos.

A promoção da saúde mental dentro do ambiente corporativo

Assim como a saúde física, a saúde mental é fundamental para o ser humano. E uma das formas mais fáceis e eficazes é motivar seus funcionários a cuidarem dela e oferecendo recursos para que isso ocorra. 

A plataforma de terapia online, além de dar a liberdade de conversar com um psicólogo online da forma como ele achar mais adequada, ainda contribui para aliviar a pressão do dia a dia. Ela também pode ajudar na comunicação entre líderes e time, promovendo a melhora das relações pessoais, além de auxiliar a enxergar mudanças de comportamento que podem indicar problemas relacionados à saúde mental.

Iniciativas que busquem promover um diálogo aberto entre os colaboradores e que promovam os cuidados com a saúde como um todo também são formas de ajudar os colaboradores a terem controle emocional, com mais equilíbrio entre o trabalho, a saúde mental e melhor qualidade de vida.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​