Qualidade de vida no trabalho

Gestão de RH: o valor do apoio psicológico para profissionais da saúde

Daniela Haidar Chohfi -

Se, em nossa rotina diária, o apoio psicológico já se faz necessário, é cada vez mais evidente que o apoio psicológico para profissionais da saúde, principalmente diante da realidade que vivemos há mais de um ano, é imprescindível. 

Em uma rotina comum, esses profissionais já têm que lidar com situações muito estressantes, pois cada decisão sua tem impacto direto na saúde e bem estar de seus pacientes. Dessa forma, cabe à liderança no trabalho em saúde buscar formas de diagnosticar e tratar as principais causas de transtornos mentais no trabalho para oferecer mais qualidade de vida aos profissionais da saúde. 

A realidade dos profissionais de saúde

Mesmo que pareça um paradoxo, muitos profissionais que cuidam da saúde de seus pacientes não cuidam de sua própria saúde. De acordo com uma pesquisa que vem sendo realizada desde abril de 2020, apenas 19% dos profissionais na linha de frente na pandemia receberam algum tipo de suporte emocional. 80% dos entrevistados afirmaram apresentar algum tipo de transtorno mental nesse último ano provocado por fatores como sobrecarga de trabalho (principalmente diante da pandemia do novo coronavírus), a busca pelo rápido crescimento na carreira ou mesmo a busca por serviços paralelos para complementar sua renda. 

A pressão para não cometer equívocos e a dificuldade em lidar com o luto também aparecem como algumas das mais comuns causas de transtornos mentais no trabalho. Principalmente nos casos de profissionais iniciantes ou não tão bem treinados, é comum encontrar quem acabe se culpando por uma vida perdida e transformando o luto em um bloqueio que os impede de atender bem. 

Por esse motivo, os gestores de RH e a liderança no trabalho em saúde buscam alternativas para oferecer apoio psicológico para profissionais da saúde, desde o atendimento clínico realizado no próprio ambiente hospitalar quanto a utilização de uma plataforma de terapia online, como a OrienteMe. 

A Covid-19 e os novos desafios

Já não é novidade que a pandemia do Sars-CoV-2 afeta diretamente toda a realidade mundial. São vistos impactos na economia, nas políticas públicas e, principalmente, na área da saúde. Por mais preparados que fossem os profissionais de saúde, nem eles estavam prontos para o grande desafio que se tornou o enfrentamento à pandemia. 

Superlotação dos leitos de UTI, falta de equipamentos, a propagação em massa do vírus e o surgimento de variantes são apenas alguns dos fatores que preocupam diariamente os profissionais da área, principalmente os que trabalham na linha de frente nessa batalha. Coube, então, à liderança no trabalho em saúde garantir o apoio psicológico necessário e as orientações para que seus colaboradores mantivessem seu alinhamento no combate ao vírus.

Aos setores de RH ligados aos profissionais de saúde coube, então, a importante tarefa de avaliar cada um dos colaboradores com frequência para encontrar formas de atuação que pudessem apresentar melhorias para o setor e causar impacto positivo na saúde mental desses profissionais. 

A terapia online como solução para rotinas frenéticas

É claro que, diante de uma realidade que precisa que todos os profissionais de saúde disponíveis estejam atuando na contenção da pandemia, o tempo é um fator muito importante. 

Assim, como uma das alternativas para oferecer apoio psicológico para profissionais da saúde, uma solução simples e funcional como a plataforma de terapia online apresenta-se como um grande trunfo.

Empresas da área da saúde têm percebido que, para manter sua equipe alinhada às ações de combate à pandemia e a saúde mental de seus colaboradores diante de um ambiente cheio de pressão, a terapia é essencial. Assim, a plataforma de terapia online, como a OrienteMe, é uma solução que une a praticidade de fornecimento de apoio psicológico pelo ambiente virtual à necessidade de manter um bom ambiente de trabalho e os cuidados com os profissionais de saúde.

Soluções nesse sentido permitem que os profissionais de saúde sintam-se mais valorizados e dispostos a continuar seu importante trabalho no enfrentamento à pandemia, além de possibilitar o cuidado com sua saúde mental mesmo diante de uma rotina atarefada. 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​