Qualidade de vida no trabalho

Entenda o que é a Orientação Vocacional e Profissional

Daniela Haidar Chohfi -

A Orientação Vocacional e Profissional é um processo psicológico que auxilia as pessoas na escolha de uma profissão adequada às suas características pessoais, o que possibilitará maiores níveis de satisfação profissional.

Trata-se de um trabalho realizado, na maioria das vezes, em uma fase delicada do desenvolvimento humano: a adolescência.

Fase delicada, ao contrário do que muitos imaginam, não significa “fase de rebeldia” em palavras amenas, mas um período de mudanças físicas, psíquicas e sociais. 

É a fase de construção de uma identidade. Etapa destinada à definição do indivíduo, dos seus valores e objetivos a serem alcançados. Portanto, representa um estado de reflexão, dúvidas e angústias.

Juntamente com as alterações pessoais há a interferência do ambiente externo, composto pelo mercado de trabalho cada vez mais exigente e pelas tecnologias que avançam em grandes velocidades e dificultam a manutenção do equilíbrio psicológico, já que, infelizmente, não existem delimitações claras e precisas entre as questões reais e as virtuais.

Por tudo isso, a Psicologia dispõe de estudos e instrumentos que permitem a realização de um processo de Orientação Vocacional e Profissional amplo e eficaz. Amplo no que diz respeito aos eixos de interferência no momento da escolha profissional, como: autoconhecimento, senso crítico, habilidades, potencialidades, aptidões e conhecimentos acerca das atividades profissionais; e eficaz na diminuição dos sentimentos de insegurança, angústia e, conseqüentemente, na identificação de atividades que mantenham a harmonia entre as ações e os anseios pessoais. 

Texto escrito por: Priscila V. da Rocha Takaki – Psicóloga especialista em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental e Sexualidade humana.

Se você está nessa fase ou conhece alguém em situação semelhante, procure um psicólogo habilitado para a realização da orientação vocacional e profissional. Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Priscila? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​