Qualidade de vida no trabalho

A coragem para enfrentar oportunidades da vida

Daniela Haidar Chohfi -

Antes de nos aprofundarmos no tema proposto, sugiro algumas reflexões importantes: Como anda a sua coragem para enfrentar a vida?

Você consegue aproveitar as oportunidades e desafios que a vida te proporciona?

Costuma enfrentar os obstáculos de frente, com coragem, ou se rende ao desânimo?

A coragem está diretamente ligada aos nossos sentimentos e capacidades. Quando desenvolvemos uma mentalidade mais corajosa, conseguimos enfrentar os obstáculos e desafios com mais garra e determinação.

Normalmente quando estamos diante de alguma situação que nos tira da zona de conforto, acabamos ficando ansiosos e até com certa angústia, principalmente porque podemos nos sentir paralisados pelo desconhecido.

Importante ressaltar que tudo na vida depende de como encaramos a situação. Os obstáculos podem ser motivadores ou nos despertar receio de ir em frente.

Para promover mudanças em nossas vidas, precisamos mudar a nossa forma de avaliar os desafios e oportunidades, analisando as possibilidades de crescimento.

Aprender a lidar com as dificuldades da vida é uma habilidade importantíssima e faz toda diferença em nosso dia-a-dia, pois situações inusitadas sempre acontecerão, seja em nossa vida pessoal ou profissional.

DICAS PARA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

Saia da zona de conforto: é fundamental começar a avaliar as situações do dia-a-dia a partir de diferentes ângulos. Comece a enxergar que pode dar pequenos passos e modificar a sua rotina de maneira simples, como por exemplo: mudando o caminho para o trabalho, ouvindo uma música diferente, etc. Lembre-se de que é normal ter medo do desconhecido e que não devemos esperar por resultados imediatos.

Aprenda com seu medo: aprender com o seu medo pode ajudá-lo a seguir em frente. Além disso, ao superar o medo de mudanças, torna-se mais fácil alcançar o sucesso pessoal e profissional, pois a mudança na vida é inevitável.

Pratique exercícios físicos: Por meio da prática de exercícios, torna-se possível explorar a coragem e a determinação. Encarar situações adversas e aprender lições com elas é um dos maiores benefícios que o esporte possibilita para quem o pratica.

Concluindo, agora que você sabe como ter mais coragem para enfrentar os desafios da vida, será mais simples sair de sua zona de conforto e conquistar novas oportunidades.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​