Como se desligar do trabalho quando você faz home office? - Blog OrienteMe - Terapia Online
home office

Como se desligar do trabalho quando você faz home office?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Vivemos em tempo de pandemia e entre as diversas tendências emergentes vimos crescer o número de trabalhadores em home office .

Trabalhar remotamente, em home office, oferece muitos benefícios e, embora já tenha sido um luxo há algum tempo atrás, agora é um dos pilares das grandes e pequenas empresas para aumentar o desempenho, viabilizar a continuidade dos negócios e alcançar equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de uma tentativa de evitar o desemprego.

Trabalhar em casa pode parecer ótimo, mas pode ser problemático se não for bem gerenciado. A primeira coisa que você precisa entender é que, se você não tomar medidas para separar o trabalho da sua vida pessoal, isso se tornará um problema. Isso afeta algumas pessoas mais do que outras, mas é garantido que essa é uma questão com a qual você irá se deparar em algum momento.

O primeiro passo na sua jornada de home office é escolher uma área específica da sua casa para trabalhar. Pode ser um quarto vazio que você converta em um escritório, uma mesa para o seu computador e materiais, etc. Independentemente do espaço, estabeleça uma área da sua casa como seu espaço de trabalho e comprometa-se a trabalhar neste espaço todos os dias. Verifique se o seu espaço de trabalho está silencioso e confortável para que você possa se concentrar nas suas tarefas. – Esse é o primeiro passo para não misturar casa e trabalho

Desempenhar uma função do seu trabalho em casa pode ser invasivo em sua vida pessoal. Isso porque, se você está sempre em casa e perto do seu trabalho, seu trabalho entra na sua vida doméstica. Sim, o risco é real, mas somente se você permitir.

Para minimizar o risco do home office nos “engolir”, o ideal é definir um horário de trabalho. Cumprir um cronograma determinado de trabalho aumentará o desempenho e desenvolverá um horário de trabalho saudável.

No final do dia, desligue o laptop e defina seu status no aplicativo de trabalho como “ausente”. Você (e sua equipe) serão gratos.

Aproveite as vantagens de se estar em casa: descubra quando você é mais produtivo e crie seu cronograma de trabalho em torno dos períodos de pico de produtividade. Cada indivíduo é mais produtivo em diferentes momentos do dia, por exemplo, algumas pessoas são pessoas da manhã e são mais produtivas e focadas durante a manhã. Para outros, o tempo mais produtivo na jornada de trabalho é à noite. Use sua produtividade a seu favor.

Ao trabalhar em casa você não tem um chefe no seu “pescoço” e pode ser um desafio acompanhar o que você deve fazer durante o dia de trabalho. É fácil perder de vista as prioridades, tarefas e prazos.

Comece o seu dia revendo as prioridades do dia. Quando você criar sua lista de tarefas, atenha-se a ela. É tentador simplesmente entrar no seu e-mail de tempos em tempos. Defina metas e prazos para cada tarefa. Depois de concluir cada tarefa, remova-a da lista. Essa técnica simples é eficaz e gratificante. Mantenha a lista de tarefas simplesmente anotando rapidamente todas as coisas que precisam ser feitas no início de cada dia.

Evite a TV e outras distrações digitais, para que você possa se concentrar no seu trabalho e fazer o que precisa ser feito. Em vez disso, escute músicas que complementam seu estilo de trabalho.

Mexa-se e alongue-se regularmente. O exercício naturalmente aumenta a produção de endorfinas, o que aumenta os níveis de felicidade, prazer e interesse, todos importantes para a produtividade.

Trabalhar em casa fornece grandes oportunidades para você se conectar com alguns de seus principais valores como família e comunidade enquanto oferece um serviço de qualidade à sua empresa. Requer disciplina, foco e comprometimento, mas a flexibilidade para definir você mesmo. Você pode criar uma cultura de trabalho em casa que represente você, não apenas a cultura da sua organização 

Garanta que você esteja focado no melhor e mais adequado uso do seu tempo durante o horário de trabalho.

Comunique as pessoas da casa qual é o seu horário de expediente e que você não está disponível durante esse período. Você precisa dizer não e manter sua programação. Crie um intervalo de tempo para cada uma das atividades do dia. Isso ajuda na comunicação com os outros quanto ao seu horário de trabalho e de lazer.

Definitivamente, você precisará separar seu trabalho da sua vida pessoal, mesmo que essas duas coisas estejam acontecendo no mesmo lugar.

Como você provavelmente já supôs, autogestão e disciplina são o nome do jogo quando se trabalha em casa. Uma prática realmente saudável é definir horas de trabalho estritas para si mesmo.

Fica muito fácil continuar trabalhando o dia todo e depois a noite toda, porque você tem uma visão para a empresa para a qual está alcançando e há sempre muito trabalho a ser feito. Além disso, ninguém está dizendo para você parar.

Você deve estar consciente dos perigos potenciais para sua saúde ao fazer isso e limitar o hábito de se sobrecarregar. Se você definir o horário das 7h às 18h, por exemplo, terá que parar às 18h todos os dias. Isso não apenas fornece estrutura e equilíbrio para você, mas também ajuda bastante na vida familiar.

Ir para o computador logo depois de acordar – ou pior, puxá-lo para a cama com você – é um erro. Eu sei: você só quer disparar uma coisa rápida. Mas eu prometo que você será sugado. E ser sugado às 6 ou 7 da manhã significa que você terá um dia de 10 horas às 16 ou 17 horas. Faça isso a semana toda, e você vai se esgotar. Em vez disso, antes de abrir o laptop, siga uma rotina matinal.

Certifique-se de fazer pausas como faria em um escritório comum. Hora do almoço? Em vez de comer no seu computador, vá para outra sala ou cadeira e faça uma refeição adequada.

Embora trabalhar remotamente possa ser uma maneira de ter maior controle de sua vida e horário, também pode fazer o oposto facilmente, assumindo seu território e tempo pessoais. Portanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios que o trabalho remoto tem a oferecer, dedique algum tempo a criar hábitos que promovam um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Quando você trabalha em casa, é muito fácil ajustar o trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas lembre-se, sua casa é seu lar em primeiro lugar, e seu escritório depois.

E se você deseja ter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que deseja (e merece!). Precisa tratá-lo dessa maneira.

Texto escrito por: Leticia Capuruço

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Leticia? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Summary
Como se desligar do trabalho quando você faz home office?
Article Name
Como se desligar do trabalho quando você faz home office?
Description
Trabalhar remotamente, em home office, oferece muitos benefícios e, embora já tenha sido um luxo há algum tempo atrás, agora é um dos pilares das grandes e pequenas empresas para aumentar o desempenho, viabilizar a continuidade dos negócios e alcançar equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de uma tentativa de evitar o desemprego.
Author
Publisher Name
OrienteMe
Publisher Logo