Qualidade de vida no trabalho

Como se desligar do trabalho quando você faz home office?

Daniela Haidar Chohfi -

Vivemos em tempo de pandemia e entre as diversas tendências emergentes vimos crescer o número de trabalhadores em home office.

Trabalhar remotamente, em home office, oferece muitos benefícios e, embora já tenha sido um luxo há algum tempo atrás, agora é um dos pilares das grandes e pequenas empresas para aumentar o desempenho, viabilizar a continuidade dos negócios e alcançar equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de uma tentativa de evitar o desemprego.

Home office e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Trabalhar em casa pode parecer ótimo, mas pode ser problemático se não for bem gerenciado. A primeira coisa que você precisa entender é que, se você não tomar medidas para buscar o equilíbrio entre o trabalho e a sua vida pessoal, isso se tornará um problema 

A falta de divisão entre vida profissional e pessoal  afeta algumas pessoas mais do que outras, mas é garantido que essa é uma questão com a qual você vai se deparar em algum momento.

Como organizar a casa para fazer home office?

O primeiro passo para sua jornada de home office ser mais tranquila é escolher uma área específica da sua casa para trabalhar. Pode ser um quarto vazio que você converta em um escritório, uma mesa para o seu computador e materiais etc. 

Independentemente do espaço, estabeleça uma área da sua casa como seu espaço de trabalho e comprometa-se a trabalhar ali todos os dias. Verifique se o seu espaço de trabalho está silencioso e confortável para que você possa se concentrar nas suas tarefas. Esse é o primeiro passo para não misturar casa e trabalho.

Para deixar o ambiente mais confortável, busque elementos para compor o espaço. Uma cadeira confortável, acessórios que possam deixar a sua rotina mais fácil, uma foto. Vale tudo para personalizar o seu cantinho de trabalho.

Estabelecendo limites para o home office

Desempenhar uma função do seu trabalho em casa pode ser invasivo em sua vida pessoal. Isso porque a divisão entre o horário de trabalho e o horário de cuidar de outras esferas da sua vida pode não ser respeitado. Muitas pessoas acabam trabalhando mais quando estão em casa porque não existe uma mudança de ambiente. O risco é real, mas somente se você permitir.

Para minimizar o risco do home office nos “engolir”, o ideal é definir um horário de trabalho. Cumprir um cronograma determinado, com as tarefas bem definidas aumentará o desempenho e desenvolverá um horário de trabalho saudável.

No final do dia, desligue o notebook e defina seu status no aplicativo de trabalho como “ausente”. Você (e sua equipe) serão gratos.

As vantagens do home office

Trabalhar de casa pode trazer diversos benefícios para a sua vida se você souber aproveitar. Descubra quando você é mais produtivo e crie seu cronograma de trabalho em torno dos períodos de pico de produtividade. 

Cada indivíduo é mais produtivo em diferentes momentos do dia, por exemplo, algumas pessoas são mais ativas pela manhã. Para outros, o tempo mais produtivo na jornada de trabalho é à noite. Use sua produtividade a seu favor. 

Como se organizar durante o home office

Ao trabalhar em casa você não tem um chefe no seu “pescoço” e pode ser um desafio acompanhar o que você deve fazer durante o dia de trabalho. É fácil perder de vista as prioridades, tarefas e prazos.

  • Comece o seu dia revendo as prioridades. Quando você criar sua lista de tarefas, atenha-se a ela. É tentador simplesmente entrar no seu e-mail de tempos em tempos. 
  • Defina metas e prazos para cada tarefa. Depois de concluir cada tarefa, remova-a da lista. Essa técnica simples é eficaz e gratificante. 
  • Mantenha a lista de tarefas simplesmente anotando rapidamente todas as coisas que precisam ser feitas no início de cada dia.

Dicas para manter o home office produtivo

  • Evite a TV e outras distrações digitais, para que você possa se concentrar no seu trabalho e fazer o que precisa ser feito. Em vez disso, escute músicas que complementam seu estilo de trabalho.
  • Mexa-se e alongue-se regularmente. O exercício naturalmente aumenta a produção de endorfinas, o que aumenta os níveis de felicidade, prazer e interesse, todos importantes para a produtividade.
  • Aproveite os momentos em família. Trabalhar em casa fornece grandes oportunidades para você se conectar com alguns de seus principais valores como família e comunidade enquanto oferece um serviço de qualidade à sua empresa. Requer disciplina, foco e comprometimento, mas a flexibilidade para definir você mesmo. Você pode criar uma cultura de trabalho em casa que represente você, não apenas a cultura da sua organização. 
  • Use ferramentas para manter o foco. Garanta que você esteja focado no melhor e mais adequado uso do seu tempo durante o horário de trabalho. A técnica pomodoro é uma grande aliada para isso. 
  • Avise as pessoas da sua casa qual é o seu horário de expediente e que você não está disponível durante esse período.. 
  • Crie um intervalo de tempo para cada uma das atividades do dia. Isso ajuda na comunicação com os outros quanto ao seu horário de trabalho e de lazer.
  • Certifique-se de fazer pausas como faria em um escritório comum. Hora do almoço? Em vez de comer no seu computador, vá para outra sala ou cadeira e faça uma refeição adequada.
  • Aprenda a dividir a vida pessoal da profissional. Definitivamente, você precisará separar seu trabalho da sua vida pessoal, mesmo que essas duas coisas estejam acontecendo no mesmo lugar.

Como você provavelmente já supôs, autogestão e disciplina são o nome do jogo quando se trabalha em casa. Uma prática realmente saudável é definir horas de trabalho estritas para si mesmo.

Fica muito fácil continuar trabalhando o dia todo e depois a noite toda, porque você não muda de ambiente e isso pode dar uma sensação de continuidade de trabalho sem fim e há sempre muito trabalho a ser feito. Além disso, ninguém está dizendo para você parar.Você deve estar consciente dos perigos potenciais para sua saúde ao fazer isso e deve limitar esse hábito antes  de se sobrecarregar. Se você definir o horário das 7h às 18h, por exemplo, terá que parar às 18h todos os dias. Isso não apenas fornece estrutura e equilíbrio para você, mas também ajuda bastante na vida familiar.

Ir para o computador logo depois de acordar – ou pior, puxá-lo para a cama com você – é um erro. Eu sei: você só quer disparar uma coisa rápida. Mas eu prometo que você será sugado. E ser sugado às seis ou sete horas da manhã significa que você terá um dia de 10 horas às 16h ou 17h. Faça isso a semana toda, e você vai se esgotar. Em vez disso, antes de abrir o laptop, siga uma rotina matinal.

Embora trabalhar remotamente possa ser uma maneira de ter maior controle de sua vida e horário, também pode fazer o oposto facilmente, assumindo seu território e tempo pessoais. Portanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios que o trabalho remoto tem a oferecer, dedique algum tempo a criar hábitos que promovam um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Quando você trabalha em casa, é muito fácil ajustar o trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas lembre-se, sua casa é seu lar em primeiro lugar, e seu escritório depois.

E se você deseja ter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que deseja (e merece!),precisa colocar em prática ações que te apoiem. 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​