Como manter o espírito natalino durante o ano todo? - Blog OrienteMe - Terapia Online
como manter o espírito natalino o ano todo

Como manter o espírito natalino durante o ano todo?

Tempo de leitura: 3 minutos –

O Natal geralmente é marcado por duas sensações muito antagônicas, ou seja, enquanto alguns esperam ansiosamente por esse período do ano, outros desejam que ele acabe logo.

Para algumas pessoas esta época desperta o espírito natalino, onde as pessoas se sentem mais felizes, otimistas, emotivas e solidárias com relação aos outros. Tem necessidade de se reconciliar e se aproximar de pessoas que ha tempo não viam. É uma época marcada pela generosidade e perdão.

Já em outras pessoas, esta época do ano causa emoções de tristeza, estresse, saudosismo, crises familiares, problemas financeiros, solidão, etc. É claro que estas emoções já fazem parte da vida destas pessoas de alguma forma e nesta época do ano, acabam sendo evidenciadas. Se você se sente desta forma, é muito importante que busque ajuda profissional, para que aprenda a lidar com suas emoções e promova o seu autoconhecimento.

Em sua essência, o Natal representa a esperança e otimismo em dias melhores, independente de sua religião. E esta essência é fundamental em nossas vidas e pode trazer muito benefícios para a saúde emocional.

Com o objetivo de manter o espírito natalino ao longo do ano, seguem algumas dicas.

DICAS PARA MANTER O ESPIRITO NATALINO

Gratidão: nesta época, as pessoas costumam lembrar-se das coisas que são gratas, como saúde, família e amigos. Se desejar manter sua gratidão o ano todo, é necessário manter-se focado em tudo que tem.

Reconciliação e Perdão: no Natal muitas pessoas têm o hábito de se reconciliar com as pessoas que acabou tendo algum desentendimento. Mas lembre-se de que você tem o ano inteiro pra fazer isso, não espere para poder abraçar aquele parente ou amigo que te chateou.  Outra questão importante que normalmente aflora nesta época é o perdão. Garanto que a pessoa que perdoa é a que tem mais a ganhar.

Seja gentil com as pessoas: esta época promove o sentimento de doação, de amor e tende a tirar o melhor das pessoas. Existe mais generosidade com relação ao próximo. Para manter esta “mágica natalina” durante o ano, continue a ser gentil com estranhos, continue a fazer caridades e lembre-se: gentileza gera gentileza.

Cuide dos seus relacionamentos: aqui não estamos falando de quantidade e sim de qualidade. Procure manter a chama de seus relacionamentos acesa o ano todo. Cultive, visite, converse, se divirta e apoie as pessoas que ama. Uma pessoa com relacionamentos saudáveis vive com mais qualidade e bem-estar.

Cuide de seu planejamento: nesta fase é muito natural que as pessoas façam uma retrospectiva de seu ano, avaliando atitudes, comportamentos, conquistas, fracassos, etc., com o objetivo de estabelecer metas para o próximo ciclo. O ideal, no entanto, é que esta avaliação seja feita constantemente durante o ano, pois isso evita que no final do ano os resultados não atinjam as expectativas e gerem frustrações.

Aproveite o espírito natalino e promova mudanças significativas em sua vida. Perceba que a vida é muito curta e que dela levamos apenas o que vivemos. Sendo assim, aprenda a cuidar de suas emoções, seja grato, perdoe, cultive amizades, ame, se divirta e opte pela felicidade.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Summary
Como manter o espírito natalino durante o ano todo?
Article Name
Como manter o espírito natalino durante o ano todo?
Description
O Natal geralmente é marcado por duas sensações muito antagônicas, ou seja, enquanto alguns esperam ansiosamente por esse período do ano, outros desejam que ele acabe logo.
Author
Publisher Name
OrienteMe
Publisher Logo