Qualidade de vida no trabalho

Como apoiar uma pessoa que precisa de ajuda?

Daniela Haidar Chohfi -

Tempo de leitura: 4 minutos

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre problemas de saúde emocional e tenho percebido que, hoje em dia, as pessoas apresentam mais consciência da importância deste tema.

No entanto, acho fundamental ressaltar que problemas com ansiedade, depressão, pânico, relacionamentos, etc. sempre existiram, só eram tratados de forma mais velada, principalmente por conta do preconceito.

A sociedade tem falado mais sobre esses assuntos e, com as redes sociais, muitas pessoas estão abrindo o “seu coração” e expondo mais suas dores.

Frente a este cenário, acho fundamental refletirmos: Como ajudar pessoas que estão sofrendo emocionalmente? O que falar para alguém que esta em depressão ou numa crise de ansiedade? O que dizer na hora do luto ou no término de um relacionamento? Como ajudar alguém que foi abusado emocionalmente ou sexualmente?

Tenho observado e percebo que um grande número de pessoas não estão preparadas para colaborar de forma positiva com quem esta sofrendo. Por este motivo, considero primordial dar algumas dicas para que possamos ajudar, cada vez mais, quem esta vivenciando um momento ou situação difícil.

DICAS PARA AJUDAR UMA PESSOA COM SOFRIMENTO EMOCIONAL:

Perceba os sinais de pedido de socorro: Nem sempre as pessoas pedem ajuda. Muita gente sofre em silêncio porque imagina que não será compreendido, por isso é importante estar atento aos sinais: mudanças de comportamento, isolamento social, mudanças na aparência física, tipo de postagem feita nas redes sociais, doenças físicas, etc. Isso pode estar acontecendo com pessoas próximas de você sem que perceba.

Pergunte o que você pode fazer para ajudar:  Converse abertamente com a pessoa para saber que tipo de ajuda ela precisa. Demonstre o quanto se importa com ela.

Não julgue: Ainda enfrentamos muito preconceito e falta de conhecimento com relação aos problemas emocionais, por isso é fundamental não julgar a “dor do outro”. Se você não tem nada de bom a dizer, opte pelo silêncio, mas não emita julgamentos.

Ouça verdadeiramente: Muitas pessoas têm o hábito de ouvir já pensando na resposta, mas na maioria das vezes, a pessoa que está triste, deprimida, com raiva, etc., precisa apenas de um ouvido amigo. Deixe essa pessoa desabafar, isso  pode ser uma ajuda muito importante. 

Fique perto: Se em sua percepção essa pessoa está em perigo iminente, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais nos serviços de emergência.

Oriente a pessoa a buscar por ajuda profissional: Uma vez que você tenha acolhido alguém que está sofrendo, ajude essa pessoa a dar um passo além, ou seja, buscar um profissional especializado.

Espero que estas dicas básicas possam te auxiliar a ajudar o próximo. Aproveite este momento e reflita sobre a importância da empatia e do não julgamento.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​