Qualidade de vida no trabalho

Como a saúde mental pode afetar o seu corpo

Daniela Haidar Chohfi -

Tempo de leitura: 4 minutos

A saúde mental deve ser entendida sob a ótica sistêmica, ou seja, não é possível separar corpo e mente. Hoje sabemos que as doenças mentais ou emocionais têm repercussão direta em nosso corpo e vice-versa.

A OMS – Organização Mundial da Saúde afirma que “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Ainda segundo a organização, diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental das pessoas, entre eles: rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.

Um exemplo bem claro sobre o impacto das doenças emocionais em nosso corpo é o caso da depressão, que além dos sintomas específicos, tais como tristeza profunda, isolamento social, falta de entusiasmo com a vida, se soma a fatores de risco reconhecidos como causadores das doenças cardiovasculares, casos de obesidade, tabagismo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, entre outros.

O mesmo se dá com outras doenças como a síndrome de burnout e a ansiedade, que afetam diretamente a nossa saúde, com sintomas físicos tais como: dores de cabeça, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, distúrbios gastrintestinais, etc.

Importante ressaltar que ter uma boa saúde mental envolve ações para criar condições de vida e ambientes que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis.

DICAS PARA TER UMA BOA SAÚDE MENTAL

Planejamento e organização: tenha o hábito de organizar sua rotina pessoal e profissional. Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a planejar suas atividades e melhorar a administração de seu tempo. Lembre-se de dividir sua agenda entre atividades pessoais e profissionais.

Dedique-se a momentos de lazer: tenha o hábito de sair de sua rotina diária, pois a maioria das pessoas acaba se envolvendo apenas com responsabilidades e trabalho. Precisamos descansar, viajar, ter momentos de descontração e lazer.

Pratique atividades físicas: as atividades físicas são extremamente importantes para nossa saúde física e emocional, um corpo saudável é mais disposto, estimula a motivação, felicidade e até o aumento da produtividade.

Preste atenção aos seus sentimentos: aprenda a entender os seus sentimentos, não os ignore, pois lidar com os problemas e situações adversas é fundamental. Busque o autoconhecimento, aprenda a lidar com seu estresse e ansiedade.

Aprenda a dizer “não”: não aceite ou se acumule de responsabilidades, por receio dizer não. Isso evitará que você faça mais coisas do que realmente deveria. Se respeite e valorize as suas vontades.

Cuide da alimentação: ter uma alimentação equilibrada e saudável te ajudará em seu bem estar. Busque alimentos que te tragam disposição e energia para enfrentar a rotina diária. 

Cuide de seus relacionamentos: é fundamental conviver ao lado das pessoas que você ama. Saia com amigos, fique com sua família e procure estabelecer novos vínculos de amizade.

Caso você tenha dificuldades para lidar com suas emoções, sentimentos e isto esta prejudicando a sua saúde emocional, busque ajuda de um profissional especializado. Ele poderá te auxiliar na busca do autoconhecimento e desta forma, aprenderá a lidar com as situações adversas de sua vida.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre sua saúde mental? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​