Qualidade de vida no trabalho

Como a depressão pode afetar sua equipe?

Daniela Haidar Chohfi -

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje em dia muitas empresas estão preocupadas com a saúde emocional de seus colaboradores, fato que é muito positivo. No entanto, principalmente no ambiente corporativo, ainda existe muito estigma e preconceito por parte das pessoas, em assumir que estão passando por problemas emocionais.

Este fato está diretamente relacionado com o receio de serem “rotuladas”, prejudicadas ou até mesmo perderem seus empregos.

Por isso é fundamental que se entenda claramente o que é a depressão e como ela se manifesta.

A depressão pode ser ocasionada por diversos fatores biológicos e psicológicos, e até mesmo de ordem hereditária.

É muito comum a depressão ser confundida com um estado passageiro de tristeza e isso pode dificultar a busca por ajuda especializada, fato que pode fazer com que a doença se agrave cada vez mais.

Fique atento aos principais sintomas: desânimo, tristeza profunda, isolamento, perda de interesse por atividades que antes davam prazer, falta de atenção e concentração. A depressão afeta a produtividade individual, a capacidade de trabalhar em equipe e o desempenho geral no trabalho.

É muito importante ressaltar que em nosso trabalho, vivemos muitas situações adversas, estresse, cobranças, etc. e estes fatores podem ter grande influência no quadro depressivo.

O primeiro passo é compreender que a depressão é uma doença que seus funcionários podem ter e que devemos respeitá-los assim como se respeita quem não a tem.

O fato de a pessoa ter depressão não significa que não é um bom funcionário, nos mostra apenas que neste momento, precisa de ajuda. Fazer com que se sinta produtivo, sendo funcional em seu trabalho pode ser uma boa forma de recuperação. Sendo assim, é fundamental ter isso em mente e começar a desconstruir crenças equivocadas sobre essa e qualquer outra doença mental, mesmo porque ninguém está imune a elas.

Frente ao cenário de grande crescimento da depressão, torna-se fundamental que as empresas tenham uma atuação mais efetiva, promovendo programas de saúde emocional, um ambiente saudável de trabalho e o bem estar nas equipes.

Percebo que essas práticas contribuem diretamente, para o engajamento dos funcionários, favorecendo que as pessoas queiram se manter trabalhando na empresa.

DICAS PARA PROMOVER UM AMBIENTE CORPORATIVO SAUDÁVEL

Canal aberto para comunicação: muito importante deixar claro para os colaboradores que você enquanto líder, está aberto para falar sobre qualquer tipo de problema que a pessoa esteja passando, seja ele profissional ou pessoal. Estabelecer uma postura de acolhimento e ajuda.

Confidencialidade: as pessoas só irão falar de seus problemas, principalmente no que se refere à saúde emocional, se tiverem certeza de que as informações serão mantidas sob sigilo e, sobretudo que não serão julgadas.

Promova o feedback construtivo: o feedback é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores, mas deve ser um momento construtivo. Devemos ressaltar as características positivas e apontar os pontos de melhoria. Sempre finalize um feedback com um plano de ação.

Exerça o verdadeiro papel de um líder: desenvolva empatia com seus colaboradores, conheça profundamente os membros de sua equipe, delegue, acompanhe e sobre tudo procure inspirar as pessoas. Mostre que o bem estar e o ambiente saudável são valorizados na prática.

Incentive a busca por ajuda profissional: mesmo que a empresa promova campanhas de saúde emocional e tente manter um ambiente saudável, a ajuda de um profissional especializado é fundamental nos casos de depressão. Um psicólogo auxiliará a pessoa na busca do autoconhecimento, bem como aprender a lidar com suas emoções.

Finalizando, preste atenção aos sinais que os colaboradores de sua equipe apresentam e tenha certeza de que cuidar da saúde emocional é extremamente importante.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre suas expectativas e frustrações? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​