OrienteMe Blog – Terapia Online

Burnout. O que é? Sintomas, o que fazer e como lidar.

burnout, estresse, carreira, como lidar

 O que é Burnout?

O termo Burnout tem origem na língua inglesa, a partir da união de dois termos: burn out, que respectivamente significam queimar e fora. A união dos termos é melhor traduzida por algo como “ser consumido pelo fogo”.

A Síndrome de Burnout, como é denominada, revela uma condição de estresse ligado ao trabalho, provocando falta de energia, sensação de sobrecarga emocional constante e de esgotamento físico e mental.  O profissional fica em constante estado de alerta, como se precisasse estar ligado 24 horas por dia. Normalmente trabalha em excesso, não consegue se desligar no trabalho e de suas responsabilidades, permanecendo incessantemente preocupado em verificar notificações do celular e e-mails.

Quais são os principais sintomas do Burnout?

Os principais sintomas psicológicos, são:

 

A exaustão pode inclusive levar a pessoa à depressão, começando a afetar outras áreas da vida da pessoa e não apenas a profissional.

Como conversar com o meu gestor sobre Burnout? 

Normalmente as pessoas tem receio de expor estes sintomas, pois podem acreditar que isso demonstrará fragilidade no ambiente profissional. No entanto, é primordial conversar com seu gestor o quanto antes e explicar o que esta sentindo. Não espere chegar ao esgotamento completo antes de informá-lo.

O momento de falar é quando você perceber que realmente está indo além das suas energias e que a situação o esta impedindo de desempenhar suas atividades profissionais com tranqüilidade, comprometendo seus resultados.

Importante explicar quais são os sintomas que você esta sentindo. Fale com objetividade e proponha uma solução imediata. O ideal é pedir um afastamento, procurar por um psicólogo e encarar esta situação como algo a ser tratado. Se você for um bom profissional, a empresa com certeza verá benefícios na sua ausência.

Como deixar o ambiente de trabalho mais leve?

Em primeiro lugar é primordial que você faça o diagnóstico com um psicólogo especializado e comece o tratamento de imediato. Pereba que isso não te desmerece e que neste momento o importante é cuidar de si mesmo. Procure encarar como um sinal de alerta para modificar alguns comportamentos em sua rotina de vida.

Seguem algumas dicas que podem ajudá-lo a enfrentar a síndrome de burnout e tornar o seu dia-a-dia no trabalho mais leve:

 

Como tratar a Síndrome de Burnout?

O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.

Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida. A atividade física regular e os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença. Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas – amigos, familiares, cônjuges etc.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Na OrienteMe, é possível fazer terapia online todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.


Notice: AMP_Post_Template::get was called incorrectly. Called for non-existent key ("metadata"). Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 0.1.) in /var/www/html/blog/wp-includes/functions.php on line 5225