Qualidade de vida no trabalho

Ansiedade, estresse e depressão na equipe? Saiba identificar os gatilhos emocionais na empresa

Daniela Haidar Chohfi -

Já sentiu que certas situações ou estímulos têm a capacidade de te fazer sentir fortes emoções negativas? Se sim, pode ser que você tenha sido impactado por gatilhos emocionais, que tem o grande poder de alterar o humor no dia a dia.

Por isso, reconhecer quais são esses gatilhos é essencial para colaborar com o autodesenvolvimento, a inteligência emocional e potencializar com a estabilidade do seu humor no dia a dia.

É verdade que nem sempre é possível controlar esses estímulos. Além disso, certos ambientes podem despertar emoções ruins de maneira mais forte, como é o caso de locais de trabalho com culturas tóxicas. 

Porém, é possível desenvolver habilidades para identificar e lidar melhor com esses fatores. Para colaborar ainda mais com a saúde mental do time, as empresas também podem incentivar ações que fortaleçam a equipe nesse sentido.

A seguir, vamos abordar mais sobre esse assunto e te ajudar a entender os principais pontos sobre gatilhos emocionais.

Boa leitura!

O que são gatilhos emocionais?

Os gatilhos emocionais são situações, palavras, atitudes, discursos ou até mesmo pessoas que despertam reações muito intensas em determinado momento.

Assim, ao ser impactado por um gatilho emocional, é bastante comum ter sentimentos de raiva, tristeza e/ou medo

Dependendo da intensidade dessas emoções, elas podem incapacitar o indivíduo por um período de tempo. Dessa forma, se acontecem com frequência, representam um grande risco à saúde mental dele.

Para os ambientes de trabalho, essa situação é ainda mais delicada.

Isso porque, com o tempo, a constância de sentimentos negativos pode colaborar com o desenvolvimento de condições como ansiedade, estresse ocupacional, depressão e até mesmo Síndrome de Burnout, dependendo do caso.

Leia também: Sedentarismo: o que é, sintomas e como saber se você está [GUIA]

O que os gatilhos emocionais podem causar?

Para quem já sofre com alguma condição que afeta a saúde emocional, os gatilhos emocionais podem despertar crises intensas e colocar a pessoa em alto risco.

Porém, como comentamos, um grande volume de emoções negativas não é benéfico, por isso a necessidade de controlar esses gatilhos no dia a dia.

Para entender a gravidade do problema, aguns dos efeitos que esses estímulos podem provocar são:

  • Crises de ansiedade;
  • Ataques de pânico;
  • Medo;
  • Sensação de angústia ou vazio;
  • Raiva
  • Perda do controle sobre as emoções;
  • Estresse;
  • Desespero;
  • Queda na autoestima.

Com o tempo, a tendência é que a pessoa “se feche” cada vez mais às situações que representam gatilhos. Dessa forma, apenas a presença no ambiente que provocou o gatilho anteriormente já pode provocar emoções negativas nela.

Isso pode provocar isolamento e outros problemas de sociabilidade, que poderiam ser evitados se tivessem sido tratados em um primeiro momento.

Exemplos de gatilhos emocionais

Os gatilhos emocionais são diversos e variam de pessoa para pessoa. Também podem estar associados a traumas ou situações estressantes vividas no passado. 

Alguns exemplos comuns são:

  • Brigas ou conflitos;
  • Consumo de álcool ou outras substâncias;
  • Lideranças tóxicas;
  • Excesso de informações;
  • Pessoas que se comportam de maneira rude/grosseira;
  • Assuntos difíceis, como luto.

Leia também: O que é saúde ocupacional? 4 dicas para promovê-la

Como identificar os gatilhos emocionais

O primeiro passo para identificar os gatilhos emocionais é entender quais estímulos mais afetam as suas emoções.

Para isso, o autoconhecimento e o reconhecimento das emoções são ferramentas-chave.

Portanto, se você acredita que está passando por determinadas situações que podem ser gatilhos, comece a:

  • Mapear seu humor durante o dia: reconhecer em quais momentos você sente-se estressado, feliz, triste, etc.
  • Anotar: escreva exatamente o que você sente nesses momentos mais vulneráveis;
  • Reparar: repare se esses gatilhos são únicos, se algo os potencializa e com qual frequência acontecem. 

No começo, essa tarefa pode parecer frustrante e desconfortável, mas é preciso se expor a esses estímulos até certo ponto, pois só reconhecendo-os é possível aprender a lidar com eles.

Como lidar com os gatilhos emocionais?

O desenvolvimento da inteligência emocional e de outras habilidades comportamentais são a chave para te ajudar a lidar com os gatilhos emocionais no dia a dia.

Isso porque, muitas vezes, não é possível controlar quando esses estímulos irão acontecer, mas é possível desenvolver ferramentas para que as emoções negativas não tomem conta de você e te incapacitem.

Para isso, o processo de psicoterapia e o foco em hábitos saudáveis são ações essenciais. 

Essa é uma iniciativa que ajuda a evoluir em diversos aspectos, mas principalmente no que diz respeito ao reconhecimento das suas emoções e gatilhos. 

Assim, um terapeuta é capaz de te direcionar na busca pelas melhores estratégias para superar os efeitos dos gatilhos no dia a dia.

Essa prática, junto a outras, como meditação, alimentação saudável e a busca por exercícios físicos, também é capaz de direcionar sua energia para outros pontos mais benéficos, o que colabora com o seu crescimento em diversas frentes.

Para entender mais sobre como a mudança de hábitos e pensamentos é capaz de transformar o seu dia, confira o TED da Mariana Neves sobre como lidar com pensamentos ruins e sentimentos decorrentes do medo:

Por que a empresa deve se preocupar com os gatilhos emocionais no ambiente de trabalho?

É de grande importância para qualquer empresa ter um ambiente que valorize a qualidade de vida no trabalho.

Alguns motivos são:

Desenvolvimento de doenças ocupacionais

Como desgasta o organismo de diversas maneiras, os gatilhos emocionais também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ocupacionais, principalmente aquelas relacionadas ao âmbito psicológico, como depressão, ansiedade, entre outros.

Ainda, para quem já está lidando com uma condição do tipo, o gatilho pode agravar a situação para níveis de alto risco.

Aumento do risco de acidentes no trabalho

De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes no trabalho.

Isso porque, como falamos, os gatilhos emocionais podem comprometer, com o tempo, a saúde emocional e física do colaborador. Assim, essas situações colaboram para níveis maiores de fadiga, desatenção e até mesmo neurastenia.

Como resultado, os acidentes de trabalho tendem a aumentar, o que é alarmante.

Altas taxas de turnover

Um ambiente com muitos gatilhos emocionais não costuma ser um local agradável de se trabalhar.

Dessa forma, com o tempo, a empresa perde talentos. Além disso, a alta rotatividade também prejudica a imagem e os resultados da organização.

Garantir motivação e qualidade de vida

Esse é um dos pontos mais importantes. É de extrema importância que as empresas reconheçam a necessidade de cuidar de seu principal ativo, que é a equipe.

Dessa forma, ao cuidar para diminuir os gatilhos emocionais entre o seu time, você garante um ambiente saudável e de alta performance para todos, o que só traz benefícios!

Conte com a orienteme para desenvolver a sua equipe contra os gatilhos emocionais!

A saúde e o bom desempenho no trabalho são compostos por diversos fatores, mas principalmente pelo equilíbrio emocional, nutricional e físico. Por isso, para que a sua empresa seja mais forte, ela precisa de times mais fortes e colaboradores mais fortes. 

A orienteme é a opção ideal para te ajudar nesta tarefa. Somos uma plataforma de gestão de saúde corporativa, que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia, orientação nutricional e orientação física, porque a saúde é composta por um olhar holístico.

Com a orienteme, a sua empresa não precisa escolher apenas um aspecto da saúde para potencializar, mas pode cuidar da sua equipe por completo.

Ao contratar a plataforma para sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia, nutrição e orientação física com certificação e experiência, além de um mapeamento completo de indicadores estratégicos feito pela orienteme, que identificam como está a situação atual da saúde da sua empresa. 

A equipe de RH tem o Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores que ajudam a diminuir os níveis de absenteísmo, sinistralidade e aumentar a produtividade, e muito mais!

A partir disso, você conta com a orienteme para conectar seus colaboradores com os melhores profissionais em cada caso a ser tratado, além de uma equipe pronta para te ajudar a entender a situação da sua empresa e promover ações assertivas.

Interessou-se pela nossa solução e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar sua empresa e sua equipe!

Entenda como a orienteme concentra a saúde e o bem-estar da sua empresa em uma só solução.

indicadores de rh
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​