Qualidade de vida no trabalho

A importância do RH para o desenvolvimento interpessoal dos colaboradores

Daniela Haidar Chohfi -

No dia a dia de uma empresa, é normal que cada profissional esteja concentrado em se desenvolver para alcançar novos objetivos, e, muitas vezes, isso pode fazer com que ele perca a visão do conjunto, de como sua área vem se desenvolvendo. Entretanto, as relações interpessoais são fundamentais para manter o trabalho nivelado  e o clima organizacional positivo

Por isso, empresas que investem no bem-estar dos seus funcionários sabem o quão importante é estimular as boas relações interpessoais. Mas como fazer isso? Existem maneiras criativas para trabalhar esse conceito, que é um dos pilares do futuro do RH. O importante é respeitar os limites de cada colaborador e incentivar o diálogo e a boa educação. 

Como se dão as relações interpessoais?

Ao contrário do que acontece na vida pessoal, no trabalho não é possível escolher com quem você terá que lidar no dia a dia. Por isso, as relações entre profissionais precisam ter equilíbrio, afinal, nem sempre o time terá a mesma visão de mundo. Por isso, essas relações acontecem de maneira diferente. 

Existem relações que se formam entre pessoas do mesmo time, que terão um contato mais próximo; depois, há a relação entre colaboradores de departamentos diferentes, em que o contato e a proximidade não serão tão frequentes; e ainda tem o vínculo que é criado entre o funcionário e seu gestor.

É de extrema importância que o RH entenda a dinâmica de cada uma dessas relações, afinal, cada uma delas apresenta um desafio diferente e que pode interferir diretamente nos fatores de proteção da saúde mental do time. 

Como o RH pode incentivar relações saudáveis?

As relações de trabalho mais saudáveis são aquelas que apresentam equilíbrio, porém, isso não significa que os atritos não existam. Por isso, o alinhamento é fundamental nessas horas. O RH deve instruir todos os colaboradores a respeito dos objetivos da empresa e como eles devem se comportar de acordo com esses objetivos.

Eles precisam estar cientes também dos valores básicos da companhia, como respeito, transparência e responsabilidade, principalmente entre os membros de uma mesma equipe. 

Para isso, o RH deve criar, dentro de seu programa de qualidade de vida no trabalho, ações que busquem promover e preservar os relacionamentos interpessoais dentro da empresa. Incentivar o diálogo, com grupos de apoio e feedbacks constantes é o primeiro passo. 

Além disso, é fundamental trabalhar a inteligência emocional dos líderes para lidar com a pressão e, principalmente, com as diversas personalidades do time. O gestor tem um papel importante na manutenção das relações interpessoais no trabalho e o suporte da empresa para que ele possa desempenhar esse papel precisa ser feito.  

A terapia online é uma das formas de ajudar, tanto o gestor quanto o colaborador, a trabalhar questões relacionadas à inteligência emocional e, com isso, melhorar o seu relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho. Esse benefício mostra o cuidado da empresa com a sua saúde emocional, além de evitar situações que podem atrapalhar os relacionamentos interpessoais da equipe, como burnout, estafa mental, depressão e ansiedade. 

O psicólogo também pode ajudar os líderes a se aproximar dos colaboradores, respeitando limites e buscando incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incentivando o diálogo e melhorando a qualidade de vida do time. 

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​