Qualidade de vida no trabalho

A gestão emocional dos líderes e como ela pode afetar os colaboradores

Daniela Haidar Chohfi -

Atualmente, muito tem se falado sobre saúde mental no trabalho, principalmente após o isolamento social. A depressão, a ansiedade, o estresse e o burnout tornaram-se pautas de discussões e os RHs passaram a buscar soluções para ajudar seus colaboradores a terem mais qualidade de vida no trabalho.  

As empresas entendendo o quanto essas questões poderiam impactar na entrega, passaram a investir no bem estar de seus funcionários, com a criação de programas de qualidade de vida no trabalho

Entretanto, a saúde emocional no ambiente profissional está sendo trabalhada, em sua maioria, de maneira geral, porém, a liderança acaba sofrendo ainda mais, afinal, gerir a equipe, o trabalho e as relações pessoais entre o time também fazem parte de seu papel enquanto gestor. 

Inteligência emocional e o seu papel na gestão de pessoas

A inteligência emocional é uma das características que mais têm sido cobradas dos líderes e gestores. Esse skill tem a ver com a capacidade de reconhecer e controlar as suas próprias emoções, conforme as situações demandam.  

Quando os líderes possuem baixa inteligência emocional, a comunicação dentro da empresa é prejudicada e, com isso, fica ainda mais difícil lidar com naturalidade sobre  questões relacionadas à saúde mental no ambiente profissional

Trabalhar a inteligência emocional de profissionais em cargos de gestão é fundamental para que eles possam ter ferramentas  para construir um ambiente seguro e acolhedor, em que o time se sinta confortável para abordar questões relacionadas à qualidade de vida e o equilíbrio entre o trabalho e a rotina pessoal. 

Como desenvolver a inteligência emocional

Muitos não sabem, mas a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida e a terapia é uma das ferramentas que torna esse aprendizado ainda mais rápido. 

Incentivar os líderes a buscar ajuda para que eles possam trabalhar essas questões pode ajudá-los no desenvolvimento profissional e até pode ensiná-los a como desenvolver essa aptidão em  sua equipe. 

As plataformas de terapia online, que hoje oferecem atendimento psicológico como benefício para os colaboradores, é uma ferramenta poderosa dos RHs para desenvolver líderes e gestores emocionalmente inteligentes, trazendo diversas melhorias para o dia a dia no trabalho.

Você conhece a OrienteMe? Venha saber como podemos contribuir para a saúde emocional da sua equipe de forma prática, personalizada e leve. CLIQUE AQUI para entender mais sobre nossa plataforma de saúde emocional corporativa.

Leia mais

Doenças mentais incapacitantes para o trabalho

Programas corporativos para prevenir burnout entre os colaboradores

Estratégias eficazes para o RH promover saúde mental no ambiente de trabalho

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​