Qualidade de vida no trabalho

A ansiedade provocada pela produtividade

Daniela Haidar Chohfi -

Se você está no mercado de trabalho, com certeza já viu algum colega, ou até você mesmo, reclamar sobre falta de foco para se concentrar nas tarefas do dia a dia. E com a chegada da pandemia e o home office, essa sensação só aumentou. A sobrecarga causada pela dupla jornada, a falta de contato com o mundo e com os colegas e a insegurança sobre o futuro foram algumas das principais causas de transtornos mentais no trabalho

Além disso, cada vez mais as empresas exigem produtividade dos seus funcionários, e a responsabilidade para entregar as tarefas a tempo pode gerar uma ansiedade prejudicial para o colaborador. E apesar de a produtividade ser algo positivo, se ela faz com que o colaborador fique muito ansioso, é preciso ligar o sinal de alerta, afinal, não é possível ter controle de tudo.

Afinal, o que é ansiedade?

A ansiedade, nada mais é do que uma antecipação emocional, que causa medo ou um sentimento excessivo de preocupação. Por isso, é bastante compreensível que as mudanças causadas pela pandemia tenham aumentado os diagnósticos de ansiedade e de transtornos mentais no trabalho.

A chegada do home office sem estruturação e a pressão para seguir produzindo sem passar por um processo de adaptação gerou um estado de estresse constante, aumentando a preocupação do time, trazendo uma série de questões, como:

  • queda de desempenho
  • prejuízo no relacionamento interpessoal
  • queda na qualidade das entregas

Como o RH pode ajudar?

O primeiro passo para que as empresas aprendam a lidar com esse tipo de situação é saber ouvir a sua equipe. Incentivar os gestores a conversar com os subordinados e perceber qualquer mudança de comportamento é fundamental para ajudá-los. 

Outro ponto fundamental para as empresas é investir no bem-estar de seus funcionários. Empresas que investem no bem estar dos funcionários tendem a ter um  ganho de produtividade e mais confiança da equipe. Além disso, o gestor pode – e deve – cobrar produtividade de seu time, entretanto, ele deve se preocupar com o equilíbrio que o colaborador deve ter entre a sua vida pessoal e profissional. Incentivar pequenas pausas, reuniões para manter o relacionamento interpessoal entre a equipe e oferecer benefícios que ajudem os funcionários a cuidar da saúde são investimentos importantes. 

Dentre os benefícios, a terapia online tem ganhado força, pois, com ela, o funcionário pode tratar de questões com sigilo e praticidade, além de aprender a equilibrar a produtividade e a ansiedade por ela causada. As plataformas de terapia online podem ser um apoio para que o RH possa ajudar seus funcionários e apoiá-los. Além do contato com o psicólogo, feito por meio de mensagens de texto, voz, imagem, vídeo e por videochamadas agendadas, as plataformas de terapia online também oferecem outros benefícios, como exercícios de respiração, meditação e acompanhamento do nível de saúde emocional dos funcionários, por meio de um dashboard.

Lembre-se de proporcionar um ambiente saudável para que os colaboradores possam se abrir a respeito dos desafios trazidos pelo trabalho remoto e se sintam acolhidos ao fazer isso.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​