Qualidade de vida no trabalho

Por que você não deve se cobrar tanto?

Daniela Haidar Chohfi -

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem muitas pessoas que são realmente generosas com todos que a cercam, que se preocupam em agradar e colaborar com o outro. E isso sem dúvida é muito positivo.

Mas você já percebeu o quanto é mais fácil ser gentil com os demais do que consigo mesmo?

Acredito que as pessoas não tem a real intenção de ser críticas consigo mesmas de forma consciente, mas de alguma forma adquiriram o hábito de perfeccionismo, autocobrança e em alguns casos auto punição.

Quando a autocrítica acontece, você começa a criar bloqueios internos ao se forçar demais a fazer algo que pode estar além das suas capacidades e acaba se sentindo angustiado e inseguro, como se as outras pessoas fossem melhores que você em tudo, gerando grande esforço e desgaste mental para superar esta situação, que na verdade é criada por nós mesmos.

Leia também: Como criar um ambiente seguro psicológico traz benefícios para produtividade da sua empresa

Você se acostuma a não se motivar ou se encorajar e quando está sendo duro consigo mesmo, acaba criando um inimigo interno que sabotará cada movimento seu em direção ao que você acha correto ou deseja modificar.

Sem dúvida, quando temos esta atitude, acabamos despertando o gatilho para frustrações e outros sentimentos que, aos poucos, afundam nossa autoestima e saúde mental como um todo.

Com este hábito de perfeccionismo, podemos gerar em nós mesmos uma grande ansiedade e culpa. Ansiedade em querer fazer cada vez mais e culpa por achar que não consegue dar conta de tudo, acreditando que a falha está em sua competência.

Importante ressaltar que em muitos casos essa cobrança interna é estimulada desde a infância, quando as famílias, educadores ou pessoas próximas comparam as crianças entre si e de certa forma, exigem desempenhos sempre melhores em relação aos demais.

Nestes casos, é preciso ressignificar as crenças que a pessoa formou ao longo da vida e muitos somente conseguem êxito nesse exercício em processo de psicoterapia, ou seja, promovendo o autoconhecimento e formando novos conceitos sobre cometer erros, ser perfeito, agradar a todos para ser aceita e amada.

No entanto, quando somos adultos, nós podemos e devemos escolher aquilo que fazemos com a nossa vida e se as suas escolhas tem tornado seus dias infelizes e angustiantes, é importante fazer algo a respeito de forma imediata.

DICAS PARA NÃO SE COBRAR TANTO

Segue abaixo algumas dicas que poderão te ajudar a ser menos critico consigo mesmo.

Não faça comparações com outras pessoas: obviamente podemos ter pessoas que nos inspiram a ser melhores a cada dia e isso é positivo. No entanto, fazer comparações e se sentir menos do que os outros não irá te ajudar, apenas reforçará ainda mais a sua autocrítica. Tente ser você mesmo e se desenvolver.

Reforce os seus pontos positivos: é muito bom conhecer nossas fraquezas e pontos a aprimorar, mas procure potencializar as suas fortalezas, ou seja, os pontos em que você tem ciência de que é bom. Procure se focar nas soluções e não nos problemas.

Seja gentil com você mesmo: é muito importante que você se valorize e questione os pensamentos negativos sobre si mesmo. Isso amenizará o sentimento de culpa e crítica.

Busque o seu autoconhecimento: tenha certeza de que buscar o autoconhecimento é fundamental para nos auxiliar a entender nossas emoções e ressiginificar crenças que limitam nossas vidas.

Permita-se cometer erros: tenha ciência de que as pessoas não são perfeitas e todos nós estamos passíveis de cometer erros e se isso acontecer corrija a si mesmo e siga em frente. Perceba que a maioria das pessoas que são muito críticas consigo mesmas, apresentam a tendência de cobrara a mesma postura dos demais.

Portanto, é fundamental você refletir o quando esta sendo crítico consigo mesmo e o quanto isso esta gerando sentimentos e hábitos negativos em seu dia a dia.

Se valorize e seja gentil com a pessoa mais importante de sua vida: você mesmo!

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre o seu caso? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​