7 maneiras simples de lidar com o estresse

Se você se sente estressado com frequência, parabéns, você faz parte da raça humana. Nós somos programados pela evolução para experimentar o estresse. Fome, desejo, excitação e agitação são formas de estresse que nos impelem a agir. Nossa abordagem para lidar com o estresse deve ser sobre gestão e não eliminação. Recupere sua saúde mental com essas sete estratégias para gerenciar o estresse.

Lembre-se da grande foto

Parte do aprendizado de como lidar com o estresse está em manter nossas lutas em perspectiva.Embora o foco no presente seja incrivelmente recompensador e seja um mecanismo eficaz de enfrentamento, manter uma visão de longo prazo é benéfico. Você não mantém seu carro na pista olhando para o chão embaixo; você fica na pista olhando para onde você quer ir. A próxima vez que você estiver tentando lidar com o estresse, pergunte a si mesmo o quanto suas preocupações atuais afetarão sua felicidade a longo prazo por uma semana, um mês ou vários anos no futuro. Não é fácil fazer isso no momento, mas, com a prática, você pode aprender a enfrentar preocupações temporárias com uma quantidade saudável de objetividade imparcial.

Não negligencie o momento presente

Concentrar-se no presente é uma estratégia eficaz para lidar com o estresse. Depois de ver o quadro geral e o que você deseja realizar, a escala de um objetivo complexo pode ser assustadora. Quando você está sobrecarregado, concentrar-se na tarefa atual pode reduzir o estresse que você sente ao assumir um projeto desafiador. Às vezes, você precisa ver a grande figura. Às vezes, você deve se concentrar no presente. Estas não são regras absolutas, mas ferramentas para lidar com o estresse.

Exercício, comer bem e dormir

Uma estratégia poderosa para reprogramar sua resposta ao estresse, o exercício libera endorfinas que promovem sentimentos de bem-estar. Exercitar-se pela manhã, cria uma sensação de realização que ajuda a lidar com o estresse durante todo o dia. Cada vez mais, as pesquisas mostram como uma dieta balanceada promove um bioma intestinal saudável afetando a química do corpo no nível de regulação do humor, aumentando sua capacidade de lidar com o estresse. Finalmente, durma o suficiente. Nada mais ajudará se você não estiver dormindo bem.

Desestresse de maneiras que permitam manter seus objetivos

Todos nós nos refugiamos em nosso sorvete favorito, ou vamos para os bares com os amigos depois de uma semana difícil. Entregar-se à comida, álcool ou entrar em coma na frente da TV pode ser atraente. Se você é como a maioria das pessoas e o arrependimento, geralmente, supera sua satisfação temporária, tente substituir essas indulgências por maneiras positivas de lidar com o estresse. Exercitar-se, praticar um hobby com amigos, meditar, ler por prazer, manter um diário, dançar ou ir a um clube são formas positivas de desestressar.

Concentre-se no que você pode controlar

Os problemas do mundo são importantes. Simplesmente assistir as notícias pode ser estressante e, ninguém quer se sentir apático. No entanto, se você está se estressando com coisas que estão fora de seu controle, você está desperdiçando energia. Concentre-se no que você pode controlar e sua capacidade de lidar com problemas maiores aumentará.

Mantenha uma perspectiva positiva

Permanecer positivo não significa ignorar as coisas que lhe causam estresse. Significa reconhecer que uma perspectiva positiva pode ser um elemento crucial para conseguir o que você quer. Significa ser proativo em sua abordagem para resolver problemas e aceitar desafios. Não desanime; ser positivo requer prática!

Assumir a responsabilidade é uma coisa maravilhosa

Apesar de todo debate sobre o determinismo, assumir a responsabilidade por sua vida é bom. Nada parece pior do que ser manipulado por forças fora de seu controle. Todos nós já estivemos lá: presos em um círculo de pensamentos repetindo as maneiras como as pessoas em nossas vidas aumentaram nossas dificuldades. Também sabemos o quão pouco esses pensamentos nos ajudaram a trazer mudanças positivas em nossas vidas. O objetivo de assumir responsabilidades não é absolver outras delas; é para nos capacitarmos. Você ficará surpreso com a forma como gerencia sua própria vida afetará sua capacidade de lidar com o estresse.

Considerações finais

Por mais que todos compartilhemos a experiência comum de estresse, ninguém viveu sua vida. Às vezes, o estresse pode parecer um pouco esmagador. Reconhecer que todos experimentam isso não reduz a importância de lidar com o estresse em nossas vidas.

Felizmente, não precisamos reinventar a roda. Estamos na posição privilegiada de nos beneficiarmos de conselhos respeitados pela ciência comportamental moderna para nos ajudar a aprender como lidar com o estresse e assumir o controle de nosso próprio bem-estar.

Escrito por: Maria Lúcia T.

Referências: Power of Positivity

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Se você se sente estressado com frequência, parabéns, você faz parte da raça humana. Nós somos programados pela evolução para experimentar o estresse. Fome, desejo, excitação e agitação são formas de estresse que nos impelem a agir. Nossa abordagem para lidar com o estresse deve ser sobre gestão e não eliminação. Recupere sua saúde mental com essas sete estratégias para gerenciar o estresse.
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