Qualidade de vida no trabalho

Estresse: o que é, suas causas, sinais e como tratar [GUIA]

Daniela Haidar Chohfi -

Todo mundo, em algum momento da vida, já sentiu estresse, seja por causa de um problema pessoal ou por questões relacionadas ao trabalho. 

Porém, o que torna essa estimativa alarmante é o fato de que o Brasil é um dos países que possui o maior índice de estresse do mundo. Segundo um estudo feito pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), 70% da população ativa já apresentou algum sintoma dessa condição. 

Assim, tanto quem busca uma vida mais equilibrada e feliz quanto profissionais de RH devem entender melhor o que causa esse sentimento, quem é mais suscetível a desenvolvê-lo, suas consequências e formas de combatê-lo.

Saber como controlar esses períodos que podem vir acompanhados por ansiedade e angústia pode trazer muitos benefícios em geral. Então, neste artigo, iremos responder as principais dúvidas sobre o tema, sua importância e como é possível combater o estresse.

O que é estresse?

O estresse é caracterizado por um um conjunto de reações mentais e físicas que o organismo tem diante de situações que exigem um grande esforço emocional para serem superadas. 

Isso significa que, de acordo com certos estímulos (considerados ameaças pelo indivíduo), o corpo vai ativar uma série de reações com o objetivo de deixar a pessoa “pronta para reagir”.

No entanto, nem sempre essa reação pode ser considerada um problema. Há quem, ao se sentir pressionado, tenha um rendimento acima do normal, por exemplo, e consegue trabalhar melhor sob pressão. 

Porém, a longo prazo, essa euforia causada pela correria do trabalho é prejudicial  à saúde física e mental, podendo ser associada a diversas doenças ocupacionais. A Síndrome de Burnout, por exemplo, é causada pelo esgotamento físico e mental, pelo excesso de trabalho e pressão no dia a dia. 

Quais são os sintomas do estresse?

Tanto para quem está passando por episódios de estresse quanto para profissionais que querem preveni-los, reconhecer os sintomas assim que começam é essencial.

Embora não seja uma tarefa fácil, existem alguns indícios que requerem atenção.

Isso porque, o estresse causa alterações físicas e emocionais no corpo, podendo se manifestar com mais ou menos frequência, dependendo de pessoa para pessoa. Os principais sintomas são:

  • Desconforto com alguma situação;
  • Angústia;
  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Irritação;
  • Respiração acelerada;
  • Sudorese;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Pressão alta;
  • Contração muscular;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Em casos mais graves, o estresse pode até ocasionar um mal súbito. Por isso, a atenção a esses sinais é de extrema relevância.

Outro sintoma importante que pode indicar que você está passando pelo problema é o alto nível de cortisol no sangue. Dessa forma, quando isso ocorre, o hormônio afeta o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível a doenças e infecções.

Quais são os tipos de estresse?

Você sabia que existem diferentes manifestações da doença?

Apesar de todos terem os mesmos sintomas, existem quatro tipos de estresse, definidos de acordo com as suas causas, também chamadas de estressores. Eles são:

  • Cotidiano;
  • Crítico;
  • Pós-traumático;
  • Crônico.

Cotidiano 

Esse tipo está relacionado aos acontecimentos do dia a dia, como problemas de relacionamento, dificuldades no trabalho, preocupação com a saúde. Assim, pode ser causado por uma rotina mais corrida, entre outros. Para amenizá-lo, é recomendável aproveitar momentos de descanso, respeitar horários de trabalho e incluir atividades físicas na sua rotina. 

Crítico

Ocorre quando há grandes mudanças ou acontecimentos na vida da pessoa, independentemente de ser algo bom ou ruim. Uma promoção no trabalho, a descoberta de uma gravidez inesperada, a morte de um ente querido são alguns exemplos. Ou seja, pode ser provocado por questões pontuais que interferem na rotina do indivíduo ou da família. 

Pós-traumático

Nesse caso, como o próprio nome já diz, o problema está ligado a choques emocionais que são maiores do que a capacidade do indivíduo de lidar com eles, como acontece com veteranos de guerra. Então, quem passa por essa categoria de estresse necessita de acompanhamento psicológico para lidar com a questão e seguir em frente. 

Crônico

Está ligado a um incômodo constante ou que promove uma mudança muito grande na vida da pessoa, como uma doença crônica ou até desemprego. Geralmente, são situações que se alargam e nas quais o indivíduo tem nenhum ou pouco controle para mudar.

Tipos de estresse

Quais os efeitos do estresse na saúde?

Como falamos anteriormente, existem sintomas emocionais e físicos que, se não forem tratados, podem fazer com que o corpo sofra as consequências. Então, quem é muito estressado pode sofrer com dores de cabeças, dores musculares, problemas gastrointestinais e até herpes! 

Além disso, o estresse pode acarretar em outros transtornos. Isso porque, para aliviar o sentimento, uma pessoa estressada pode abrir mão de cuidar da saúde, abusando de substâncias como álcool e tabaco. Além de descuidar da alimentação e da rotina de exercícios. Com isso, torna-se sedentária e mais propensa a desenvolver doenças mais graves, como AVC e diabetes.

Além disso, esse quadro pode colaborar para o desenvolvimento de diversos transtornos mentais, como introduzimos antes. O estado de alerta constante da pessoa pode acarretar em depressão, ansiedade e outras condições.

Ainda, é importante ressaltar que, por ser uma grande parte da vida das pessoas, esses sintomas podem surgir em ambientes de trabalho que não têm uma cultura saudável, que costumam propiciar mais casos de estresse.

Quem é mais suscetível ao estresse?

Apesar de se manifestar em diversos contextos, o estresse pode surgir com mais facilidade em:

  • Pessoas muito competitivas, com perfil perfeccionista ou inseguras (propensas a desenvolverem crises mais graves;
  • Profissionais que se dedicam a mais de um trabalho ou que se cobram demais por resultados;
  • Pessoas que trabalham em ambientes competitivos também podem desenvolver crises.

Para esses perfis, é fundamental trabalhar a autoaceitação e se cobrar menos, tratando de se desligar do trabalho quando estiver em momentos de descanso. Além disso, pessoas que possuem certa dificuldade em lidar com mudanças podem precisar de ajuda psicológica para superá-las e conseguir construir uma rotina saudável.

Por isso, essa pode ser uma das ações principais de profissionais de psicologia organizacional na empresa.

5 sinais de vício em estresse

Existem pessoas que parecem se beneficiar com o estresse e esta situação demonstra estar diretamente ligada ao estilo de vida e a personalidade de cada um, apresentando uma espécie de vício em adrenalina.

Neste caso, é fundamental avaliar quais as motivações para se estar constantemente “estressado”. Algumas perguntas que ajudam a identificar sinais de pessoas com esse problema são:

  • Você se desliga durante conversas pensando em outras coisas?
  • Você se sente apressado e impaciente onde quer que esteja, porque sempre tem que realizar outra tarefa em outro lugar?
  • Você se sente desconfortável, preocupado, nervoso quando não tem algo a fazer?
  • Você acha que não têm tempo livre e abandona as interações sociais e os passatempos em favor de procurar cenários estressantes?
  • Você está percebendo consequências negativas para a sua saúde, tendo sintomas como: fadiga, aumento da freqüência cardíaca, pressão alta e insônia, alteração do apetite, ansiedade, irritabilidade?

Se a maioria das respostas para essas perguntas for positiva, isso pode ser alarmante. Ao reconhecer esses sinais em si mesmo ou em alguém próximo, o recomendado é procurar ajuda profissional e investir em hábitos mais saudáveis, tentando desacelerar a rotina.

Como a pandemia da Covid-19 influencia os quadros de estresse?

O surto da pandemia de coronavírus (Covid-19) foi um momento naturalmente estressante para as pessoas. O medo e a ansiedade sobre uma doença ainda desconhecida podem ser esmagadores e causar emoções fortes. 

Assim, os efeitos do estresse durante uma pandemia global são:

– Medo e preocupação com sua própria saúde e com a saúde de entes queridos;

– Alterações no sono ou nos padrões alimentares;

– Dificuldades para dormir ou se concentrar;

– Piora das condições de saúde mental;

– Maior uso de álcool, tabaco ou outras substâncias.

Ainda, é importante ressaltar que as pessoas reagem de forma diferente a situações estressantes. Como as pessoas vão responder à Covid-19 pode depender de seus históricos, de suas personalidades e da comunidade em que vivem. 

Assim, cuidar de si mesmo, das pessoas próximas e cuidar dos ambientes corporativos pode ajudar a lidar com o estresse. Algumas ações que podem ser promovidas para combater o estresse em relação à Covid-19 são: 

– Incentivar o cuidado com a saúde integral;

– Priorizar refeições saudáveis e equilibradas;

– Exercitar-se regularmente, mantenha a qualidade do sono;

– Evite álcool e drogas;

– Separar momentos de descanso e demonstração;

– Abrir espaço para uma boa comunicação;

Compreender o risco para si e para as pessoas também ajuda a tornar este momento menos estressante. Ao compartilhar informações precisas sobre o Covid-19, você pode ajudar as pessoas a se sentirem menos estressadas e a estabelecer uma conexão com elas.

Como tratar ou diminuir o estresse?

Por conta do dia a dia, pessoas estressadas acreditam que combater esse incômodo é impossível. Porém, para começar não é preciso ir longe. A vida pode tornar-se mais leve, equilibrada e saudável com passos simples e pequenas mudanças de atitude, como:

  • Dormir bem;
  • Meditar;
  • Reduzir a quantidade de cafeína;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Fazer pequenas pausas durante o dia;
  • Ter um hobby;
  • Fazer exercícios de respiração.

Vamos explicar mais a fundo como incluir esses hábitos na rotina:

1. Dormir bem

Durante o sono, o corpo reduz a produção dos hormônios do “estresse”, que são o cortisol e a adrenalina. Procure dormir de 8 a 9 horas por noite e evite usar telas por pelo menos 1 hora antes de se deitar. Ler um livro e tomar um chá podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Também pesquise e adote hábitos relacionados à higiene do sono, pois é uma prática muito benéfica.

2. Meditar

A meditação é uma prática que ajuda o corpo a entrar em um estado de relaxamento profundo, melhorando a concentração e diminuindo o fluxo de pensamento. É possível praticá-la de forma autônoma, procurar tutoriais online ou até participar de aulas.

Você também pode contar com serviços que te ajudem a incluir esse hábito na rotina, como é o caso de empresas como a OrienteMe.

Somos uma plataforma focada em saúde corporativa a partir dos pilares de psicologia e nutrição. Além de acompanhamento individualizado, oferecemos o Portal Corporativo aos departamentos de RH, que podem acompanhar a evolução da saúde da equipe, bem como contar com o time da OrienteMe para promover ações voltadas à saúde.

Confira a nossa página para empresas para entender mais.

3. Reduzir a quantidade de cafeína

Apesar de ser parte da rotina de muitos brasileiros, o alto consumo de café durante o dia pode elevar os níveis de ansiedade e nervosismo. Por isso, prefira incluir a bebida nos períodos da manhã e em pequenas quantidades. De acordo com o Ministério da Saúde, o indicado é até três xícaras por dia.

4. Praticar exercícios físicos

A prática regular de atividade física, principalmente a aeróbica, como corrida ou bicicleta, ajuda na produção de hormônios que provocam uma maior sensação de bem-estar

Além disso, qualquer atividade física, quando incluída na rotina, é de grande benefício para a saúde em geral.

5. Fazer pequenas pausas durante o dia

Tirar pequenos intervalos durante o dia, seja para tomar um chá, andar pelo escritório ou fazer carinho no pet (em casos de home office), melhoram a capacidade de concentração e aliviam a tensão. 

6. Ter um hobby

Voltar a atenção para algum projeto que te dê prazer ajuda a amenizar a sensação de tensão e pensamentos negativos acumulados durante um dia ou semana estressantes. É importante procurar atividades que realmente ajudem a relaxar.

7. Fazer exercícios de respiração

Quando estamos estressados, a respiração acelera porque o corpo pede por mais oxigênio. Para amenizar esse sentimento e voltar ao equilíbrio, a recomendação é fazer entre 5 a 10 respirações. Para isso, comece inspirando e expirando de maneira lenta e profunda. Puxe o ar pelo nariz e solte pela boca até esvaziar os pulmões completamente.

Como lidar com casos de estresse no trabalho?

Uma das principais ações que as empresas podem fazer para combater casos de estresse no trabalho é investir em prevenção. Então, como falamos, profissionais estressados são mais suscetíveis a desenvolver outros transtornos associados ao emprego.

Inclusive, esses números cresceram nos últimos anos, o que acende ainda mais o alerta das empresas para o tema. Por isso, algumas das principais ações que podem ser feitas para prevenção do estresse são:

  • Incentivar a organização das agendas e rotinas de trabalho;
  • Promover o descanso e o equilíbrio entre trabalho e lazer;
  • Encorajar a segurança psicológica na empresa;
  • Propiciar um local com relações saudáveis, lidando com conflitos de forma justa;
  • Desenvolver um ambiente de trabalho positivo e saudável;
  • Oferecer benefícios voltados à saúde mental.

O último ponto é, de fato, uma das ações mais efetivas que podem acontecer na empresa, pois é possível dar atenção individualizada a cada colaborador. Dessa forma, com a ajuda de um parceiro, o departamento de RH não precisa lidar sozinho com todos os casos associados à gestão ocupacional, além de promover diversos benefícios.

Assim como qualquer doença emocional, é sempre necessário procurar a ajuda de um profissional, nesse caso, um psicoterapeuta. Isso porque, durante as sessões, ele poderá identificar situações que podem causar sentimento de ansiedade, depressão, nervosismo e tensão.

Com isso, terapeuta e pacientes podem trabalhar juntos para administrar essas situações. A médio prazo, o sentimento de melhora já pode ser notado.

Além disso, a terapia também promove o autoconhecimento, ajudando a lidar melhor com os gatilhos e oferecendo mais resistência contra episódios no dia a dia que podem ser considerados estressantes. 

Você sabe qual o custo da saúde
emocional para sua empresa?

Como a OrienteMe pode ajudar a lidar com casos de estresse na empresa?

Somos uma plataforma que conecta colaboradores a uma vida mais saudável por meio de psicoterapia e orientação nutricional online.

Ao contratar a plataforma para a sua empresa, os trabalhadores ganham acesso a profissionais de psicologia e nutrição certificados e experientes. Ainda, o time da OrienteMe, além de acompanhar o bem-estar dos colaboradores, caminha junto à sua empresa para promover ações constantes que potencializam ainda mais a saúde dos funcionários.

Além disso, como mencionamos, a equipe de RH tem acesso ao Portal Corporativo, um painel que permite acompanhar a evolução de diversos indicadores importantes para o RH, como índices de estresse, principais temas tratados e muito mais!

Interessou-se pela nossa plataforma e quer conhecê-la melhor? Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar o seu negócio!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se informado, e tenha os melhores conteúdos
para seu desenvolvimento diretamente no seu email.

Não se preocupe, prometemos não mandar spam

Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​