5 sinais de que você é viciado em stress - Blog OrienteMe - Terapia Online
5 sinais de que você é viciado em stress

5 sinais de que você é viciado em stress

Tempo de leitura: 3 minutos

O estresse nada mais é do que uma reação de nosso corpo as situações que podem ser prejudiciais, ou seja, ocorre uma reação química em nosso corpo para que evitemos as situações que nosso cérebro entende como “perigo”.

Os principais sintomas físicos do estresse são: aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada, contração muscular e aumento da pressão arterial.

Quando estamos em uma situação de estresse, o nosso cérebro libera hormônios como cortisol, noradrenalina e adrenalina, que são as mesmas substâncias produzidas pela atividade física, que nos levam ao prazer e bem-estar, além de ativar as respostas do corpo diante de situações emergenciais.

Essa situação ocorre com todas as pessoas, para fazer com que nosso corpo reaja a situações, no entanto, a exposição ao excesso de estresse nos prejudica.

Frente a este cenário percebemos que existem pessoas que sofrem com o estresse e outras que parecem sentir prazer quando se encontram sobre pressão e tensão, sendo ainda mais produtivas.

Existem pessoas que parecem se beneficiar com o estresse e esta situação demonstra estar diretamente ligada ao estilo de vida e a personalidade de cada um, demonstrando serem “viciadas” em adrenalina.

Neste caso, é fundamental avaliar quais as motivações para se estar constantemente “estressado”, lembrando que é necessário ter momentos de relaxamento com o objetivo de equilibrar a saúde física e emocional.

PARA VOCÊ SABER SE ESTÁ “VICIADO EM ESTRESSE” REFLITA SOBRE AS SEGUINTES PERGUNTAS:

  1. Você se desliga durante conversas pensando em outras coisas?
  2. Você se sente apressado ou impaciente onde quer que esteja, porque sempre tem que realizar outra tarefa em outro lugar?
  3. Você se sente desconfortável, preocupado, nervoso quando não tem algo a fazer?
  4. Você acha que não têm tempo livre e abandona as interações sociais e os passatempos em favor de procurar cenários estressantes?
  5. Você está percebendo conseqüências negativas para a sua saúde, tendo sintomas como: fadiga, aumento da freqüência cardíaca, pressão alta e insônia alteração do apetite, ansiedade, irritabilidade?

 

O QUE FAZER?

O primeiro passo é reconhecer e aceitar que está viciado em estresse, mudando principalmente, a sua forma de ver esta situação.

É fundamental trabalhar nas mudanças de hábitos mentais e comportamentais, para cuidar de sua saúde física e emocional, pois viver desta forma por um longo período poderá te prejudicar.

O ideal é procurar um profissional especializado para te ajudar a analisar melhor a necessidade de “viver estressado”, bem como te ajudará na indicação de técnicas como meditação, exercícios de respiração e exercícios físicos mostraram reduzir os níveis de estresse.

Texto escrito por: Renata Tavolaro

Deseja falar com uma psicóloga sobre o seu caso? Na OrienteMe, é possível falar com especialistas todos os dias, por meio do smartphone ou computador, de forma anônima, sem ter que marcar horário. Gostaria de ser atendido/a pela Renata? Clique aqui e em seguida no botão “Atenda Comigo”.

Summary
5 sinais de que você é viciado em stress
Article Name
5 sinais de que você é viciado em stress
Description
Quando estamos em uma situação de estresse, o nosso cérebro libera hormônios como cortisol, noradrenalina e adrenalina, que são as mesmas substâncias produzidas pela atividade física, que nos levam ao prazer e bem-estar, além de ativar as respostas do corpo diante de situações emergenciais. Essa situação ocorre com todas as pessoas, para fazer com que nosso corpo reaja a situações, no entanto, a exposição ao excesso de estresse nos prejudica. Frente a este cenário percebemos que existem pessoas que sofrem com o estresse e outras que parecem sentir prazer quando se encontram sobre pressão e tensão, sendo ainda mais produtivas.
Author
Publisher Name
OrientemMe
Publisher Logo