Qualidade de vida no trabalho

3 iniciativas de apoio às mães que sua empresa deveria considerar

Daniela Haidar Chohfi -

Quando uma mulher opta por ser mãe, ela precisa lidar com uma série de questões. Além dos desafios pessoais que a maternidade traz, muitas vezes, ela precisa reconsiderar a sua carreira por conta das adversidades que o mercado de trabalho tem para essas profissionais. 

É muito difícil alguém não conhecer uma pessoa que já tenha passado por uma situação desagradável no ambiente corporativo pelo fato de ela ser mãe. Uma pesquisa realizada pelo site VAGAS.com comprova isso. O estudo “Maternidade e Mercado de Trabalho” mostra que 52% das mães que ficaram grávidas ou saíram em licença-maternidade no último emprego passaram por alguma experiência negativa no ambiente corporativo

O fato é que, infelizmente, o mercado de trabalho ainda tem um histórico machista que desvaloriza as mulheres que são mães, tanto que 30% das mulheres já deixaram o mercado de trabalho para cuidar dos filhos, segundo uma pesquisa realizada pela Catho. Já entre os homens, a porcentagem é de apenas 7%

Os dados confirmam que a pressão que as mulheres sofrem no ambiente profissional podem trazer diversos malefícios para a sua vida, inclusive tornando-se uma das causas de transtornos mentais no trabalho

A maternidade na pandemia

Equilibrar as tarefas de trabalho e as responsabilidades domésticas sempre foi mais difícil para as mulheres. E a pandemia afetou ainda mais a saúde mental das mães que trabalham. 

Embora o home office, a princípio, pareceu uma forma de ter mais tempo para se dedicar aos filhos, a sobrecarga de trabalho, a insegurança diante da crise econômica e o fato de os filhos estarem em casa o tempo todo também fez com que os sintomas de ansiedade aumentassem ainda mais nas mulheres. 

Um estudo de Yale mostrou que as mulheres que trabalham remotamente durante a pandemia têm mais probabilidade de se sentirem deprimidas, ansiosas e solitárias do que os homens que são pais. 

O que as empresas podem fazer para ajudar as mães que trabalham?

Atualmente, algumas empresas desenvolveram programas de qualidade de vida no trabalho especialmente para mulheres que passam pela experiência da gravidez. Eles oferecem alguns benefícios específicos para auxiliar as mulheres gestantes que estão trabalhando e que precisam de um olhar diferenciado para este momento. 

Confira a seguir três benefícios que são essenciais para o programa de qualidade de vida no trabalho para gestantes que podem ajudar a criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso para as futuras mamães.

Horários Flexíveis

A política de horários flexíveis ganhou força com o isolamento social e muitas empresas passaram a adotar esse benefício para todos os colaboradores. Contudo, as gestantes precisam de um olhar diferenciado nessa questão, afinal, elas precisam se ausentar para as consultas e exames. É fundamental que a empresa saiba acolher e respeitar esses momentos, demonstrando preocupação e respeito com a saúde da mãe e do bebê. 

Licença-maternidade estendida

A licença maternidade é um direito da mulher, entretanto, o período estipulado na lei pode ser estendido. Sabendo que os primeiros meses são mais difíceis por conta da adaptação e do puerpério, a empresa pode oferecer mais um tempo para que as mães voltem ao escritório. Uma outra forma de ajudar as mães durante essa fase é a volta ao trabalho gradual, em que a funcionária, ao retornar ao trabalho, passa alguns meses exercendo as suas funções por meio período. Dessa forma ela consegue adaptar a sua rotina com o trabalho e o bebê. 

Psicólogo Corporativo

A maternidade é um momento único na vida de uma mulher, mas também cheio de desafios. Além de lidar com um novo ser totalmente dependente, as mães também sofrem com o desequilíbrio emocional causado por este novo momento. 

Oferecer um apoio emocional durante esta fase é uma forma de acolher essas profissionais e de ajudá-las a passar pelos momentos de dificuldade de uma maneira mais fácil. As plataformas de terapia online oferecem acompanhamento com um psicólogo de forma online para que elas possam lidar com as suas inseguranças durante esse período tão desafiador. 

E apesar de ser um benefício corporativo que pode ser utilizado por todos os colaboradores, neste caso, ele tem um papel de extrema importância na vida das mães. 

A plataforma OrienteMe oferece uma série de benefícios que proporcionam bem-estar aos seus usuários, como terapia online, exercícios  de meditação e respiração, entre outros, que são fundamentais para dar equilíbrio à rotina de pressão e estresse. Além disso, a plataforma fornece ao RH o mapeamento completo de sua população, acesso a indicadores para a avaliação da saúde mental do time e a sua evolução.

volta-ao-trabalho-saude-mental
Leia mais

Saúde e Direitos das Mulheres no Trabalho

Obesidade: como abordar assunto no trabalho

Qual o papel do RH na prevenção das ISTs?  

E-BOOK GRATUITO

e-Book Segurança Psicológica: o guia completo para criar equipes inovadoras​