Perguntas Gerais

> O que é terapia?
A terapia é um processo de compreensão, análise e intervenção do terapeuta por meio de técnicas que ajudam o paciente a enfrentar conflitos, lidar com transtornos psíquicos e promover a saúde mental.
> O que é a OrienteMe?
A OrienteMe é uma plataforma de terapia online onde você pode falar com seu terapeuta todos os dias. A comunicação é completamente criptografada e ocorre por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Um dos grandes diferenciais da OrienteMe é que os atendimentos são feitos de forma assíncrona. Isso significa que o paciente pode enviar mensagens de texto, àudio, imagem e vídeo a qualquer momento e o terapeuta responderá todos os dias úteis dentro de 24 horas.
> A OrienteMe é ideal para mim?
Se você busca melhorar sua saúde mental ou ampliar seu autoconhecimento, a OrienteMe pode te ajudar. O cuidado da mente é mais sutil que o do corpo, por isso é muitas vezes esquecido. Quando algo interfere com seu bem-estar, nossos terapeutas oferecem ferramentas distintas para lidar com problemas incluindo ansiedade, relacionamentos, depressão, sexualidade, autoestima, religião e crises existenciais.

A OrienteMe não é indicada para pessoas:

1. Menores de idade;

2. Em situação de violência, emergência ou crises mentais severas;

3. Em tratamento psiquiátrico; e

4. Que não têm acesso ou possuem uma conexão instável com a internet.
> O atendimento online pode substituir o atendimento presencial?
Ainda que o atendimento online possua muitas vantagens, ele pode não ser adequado para substituir o atendimento presencial em casos graves. Ressaltamos que os terapeutas não podem prescrever medicamentos na OrienteMe, sendo uma violação aos termos de uso da plataforma.
> Como entro em contato com a OrienteMe?
Para qualquer pergunta não respondida nesta página de Perguntas Frequentes, por favor entre em contato através do link "Contato" no rodapé ou do e-mail suporte@orienteme.com.br. Normalmente, respondemos em até dois dias úteis.

Nossos Terapeutas

> Quem são os terapeutas?
A OrienteMe possui uma rede extensa de terapeutas. Todos os profissionais que atendem na plataforma passaram por uma triagem que envolve três etapas para nos certificarmos de que a qualidade do atendimento aos pacientes será excelente.

Esses profissionais são especialistas em diversas áreas e poderão ajudá-lo com as mais variadas questões, dentre elas: ansiedade, depressão, relacionamentos, transtornos alimentares, vícios, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e relações de família ou amizade.
> Quem será meu terapeuta?
Após o preenchimento do formulário de cadastro, você será conectado ao terapeuta que tem a melhor formação e experiência para abordar os tipos de questão com que você está lidando.

Na maioria das vezes conseguimos conectar os pacientes a profissionais compatíveis, mas é sempre possível solicitar a troca do terapeuta caso você não esteja satisfeito.
> Sou terapeuta. Como posso atender na OrienteMe?
Realize o cadastro para atender na OrienteMe acessando a página "Para Terapeutas" no menu superior e clicando no botão "Atenda na OrienteMe". Caso tenha o perfil que buscamos, você será convidado para as próximas etapas do processo. 

Atendimento

> Como posso me comunicar com meu terapeuta?
Na OrienteMe, você pode se comunicar usando mensagens de texto, áudio, imagem e vídeo. Todas as formas de comunicação estão incluídas no seu plano e nada mais será cobrado independente do volume de uso.

Sinta-se livre para usar um ou mais tipos diferentes de mensagem conforme sua conveniência. Você pode enviar mensagens ao seu terapeuta a qualquer momento, de qualquer lugar, usando um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. Sua sala de atendimento está sempre disponível e não requer agendamento prévio. Você será notificado sempre que receber uma mensagem do seu terapeuta.
> Posso trocar de terapeuta?
Sim! Para trocar de terapeuta, basta seguir os seguintes passos:

1) Entre na sua conta;

2) Clique no nome do seu terapeuta;

3) Clique em "Trocar de Terapeuta"; e

4) Siga os passos e complete seu pedido! A OrienteMe efetuará a troca prontamente.

Sugerimos que no início do atendimento você dê uma chance ao seu terapeuta para conhecê-lo e alinhar os objetivos que você busca atingir. Acreditamos que a terapia é melhor aproveitada quando o paciente e o terapeuta desenvolvem um relacionamento com o tempo.
> Como me cadastro na OrienteMe?
O processo é simples:

1) Clique em "Comece Agora" no topo da página;

2) Preencha o formulário de perfil;

3) Pronto! Dentro de 24 horas você será conectado ao terapeuta com a melhor experiência e formação para atendê-lo. Você poderá acessar a OrienteMe por 3 dias úteis antes de pagar (período experimental)

4) Após o período experimental, compre um de nossos planos e continue o atendimento pelo tempo que desejar!

A OrienteMe está disponível para computador, tablet e smartphone. Recomendamos que baixe nosso aplicativo para smartphones (iOS ou Android) para maior facilidade e acesso a todos os recursos!
> Posso escolher meu terapeuta?
A OrienteMe busca conectar o terapeuta mais compatível para atender as necessidades de cada paciente, portanto desenvolvemos um algoritmo que usa informações do paciente e do terapeuta especialmente para esta finalidade.

Caso queira ser atendido por um profissional conhecido, envie um e-mail para suporte@orienteme.com.br e ficaremos felizes em conectá-los.
> Posso avaliar meu terapeuta?
Sim! Você pode avaliar seu terapeuta a qualquer momento. Em "Atendimento" clique em "Avaliar Terapeuta", indique o número de estrelas que desejar e comente o que quiser na caixa de texto. Após algumas semanas na OrienteMe, você também receberá um relatório com mais informações para avaliar seu terapeuta.
> O que posso escrever para meu terapeuta?
Você pode escrever sobre o que desejar: sua vida, suas preocupações, seus problemas, o que te fez buscar o atendimento e qualquer outra coisa do seu interesse. Seu terapeuta lerá suas mensagens e conversará com você para pensarem juntos em caminhos para lidar com essas questões.
> Meu terapeuta será sempre o mesmo?
Sim! Seu terapeuta trabalhará com você durante todo seu período na OrienteMe. Acreditamos que a terapia é melhor aproveitada quando o paciente e o terapeuta desenvolvem um relacionamento com o tempo.

Mesmo assim, se você preferir trocar de terapeuta, basta acessar sua conta e solicitar a mudança. Com base no seu formulário de perfil um novo profissional passará a atendê-lo.

Pagamento

> Como sou cobrado?
Ao completar seu cadastro, você terá direito a usar a OrienteMe por 3 dias úteis sem pagar. Após esse período, você deverá comprar um plano para continuar o atendimento.

Todos os planos são automaticamente renovados a não ser que você cancele por meio da sua conta. Isso é indicado no momento em que você seleciona o plano.

Caso não queira continuar usando a OrienteMe, cancele seu plano e você não será mais cobrado. Após cancelar, você terá direito a usar a OrienteMe até o final do período do seu plano atual.
> Posso alterar ou cancelar meu plano?
Sim! Basta seguir os passos abaixo:

1. Entre na sua conta;

2. Clique em "Conta";

3. Clique em "Plano";

4. Clique em "Alterar" ou "Cancelar" ;

5. Siga os passos e complete seu pedido!

Caso altere seu plano, o novo plano começará após o término do seu plano atual.

Caso cancele seu plano, seu terapeuta ficará disponível até o término do seu plano atual.
> Qual é a política de reembolso?
A OrienteMe trabalha com planos e não concede reembolso por tempo não usado. É prática comum na terapia cobrar por tempo agendado e adotamos esta política. Caso não esteja satisfeito com seu terapeuta, você pode solicitar que ele seja trocado a qualquer momento.
> Qual é a política de cancelamento?
Se você não quiser mais continuar usando a OrienteMe, pode cancelar seu plano a qualquer momento acessando sua conta. Após cancelar, seu plano não será mais renovado. Se você cancelar antes do término do seu plano, você ainda terá direito a uso pelo período que você já pagou.
> Posso ser reembolsado pelo meu seguro de saúde?
Muitos planos de saúde reembolsam consultas de terapia. O tipo de cobertura, a quantidade de sessões e os pré-requisitos de uso podem variar dependendo do seu plano e seguradora, portanto recomendamos que verifique essas informações com antecedência.
> Quanto custa?
A OrienteMe trabalha com quatro planos:

1) Semanal (R$70);

2) Duas Semanas (R$120);

3) Mensal (R$199); e

4) Trimestral (R$540).

Acesse nossa página de "Planos" no menu superior ou no rodapé e escolha a opção mais adequada para seu orçamento!

Privacidade

> Como minha privacidade é protegida?
Sua privacidade é uma prioridade na OrienteMe. Usamos criptografia de ponta a ponta para garantir que suas informações estejam sempre seguras, tanto na armazenagem quanto na transferência de dados.

Você também pode permanecer anônimo se assim desejar e ser identificado por um apelido da sua escolha.
> Posso permanecer anônimo?
Sim! Um dos grandes obstáculos que impedem as pessoas de irem a um terapeuta é o estigma associado à prática. Por esse motivo, no momento do seu cadastro, você pode escolher qualquer apelido para ser identificado na OrienteMe.
> Posso apagar meu histórico de mensagens?
Sim! Por padrão, o histórico de mensagens é apagado a cada 30 dias na OrienteMe.

No entanto, entendemos que alguns pacientes preferem manter o histórico por períodos maiores, por isso disponibilizamos esta opção na sua conta. Essa é uma das vantagens do atendimento online, pois permite ao paciente acessar as sugestões e orientações recebidas no passado.

Questões Técnicas

> O que devo fazer se as mensagens não estão sendo enviadas ou recebidas quando estou usando o aplicativo OrienteMe?
Esta questão é geralmente causada por um problema de conexão com a internet. Caso o problema não seja o sinal:

1) Verifique se há alguma atualização (caso esteja usando o aplicativo) e baixe-a se estiver disponível; e

2) Saia do aplicativo e após alguns instantes entre novamente.

Se nenhuma das medidas acima resolver o problema, entre em contato via suporte@orienteme.com.br e nossa equipe ficará feliz em ajudar!